O projeto Vamos Prevenir, Vamos Testar, da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, realiza a sua 26ª edição com diversos pontos de exames na cidade. A iniciativa leva informações sobre prevenção e cuidados em relação às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais.
O projeto começa nesta quinta-feira (4) e passará de forma itinerante pelo Programa Academia da Cidade (PAC) nos polos da Ilha de Joaneiro, no Torreão; Engenho do Meio, na Zona Oeste, e Burity, na Macaxeira; na Ceasa, no Curado; Sesc Santo Amaro, no bairro de mesmo nome; Praça de Casa Forte, na Zona Norte; e Uninassau, nas unidades das Graças.
O projeto busca descentralizar as testagens rápidas e distribuir preservativos e insumos de prevenção às ISTs.
“O projeto tem como objetivo ressaltar a importância da prevenção e dos testes rápidos na saúde sexual da população. Nesta edição, teremos o Programa Academia da Cidade, os Distritos Sanitários 5 e 7, o Rotary Club e a Uninassau como parceiros, fortalecendo a importância de levar informação e testes para os recifense”, conta o coordenador da Política de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis do Recife, Airles Ribeiro.
Nas unidades da Uninassau, a testagem será oferecida de forma exclusiva para os estudantes da universidade. Essa é uma forma de conscientizar e manter essa população que está numa idade sexualmente ativa atenta aos cuidados necessários para evitar as infecções sexualmente transmissíveis.
Na rede municipal, a Prefeitura do Recife oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para ISTs de forma rotineira, em diversas unidades de saúde. Além disso, existem dois Serviços de Atenção Especializada (SAEs) para as pessoas com HIV/aids e seus parceiros: o primeiro, na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena; e o segundo no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista.
A Secretaria de Saúde oferece ainda testagem rápida para as infecções sexualmente transmissíveis, rotineiramente, no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, de segunda a sexta, das 8h às 16h; na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, às segundas, quartas e sextas, das 8h às 16h, e no SAE Lessa de Andrade e Ambulatório LGBT - Patrícia Gomes, na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, todas as terças, das 8h às 16h, e às sextas, das 8h às 16h.