Neste sábado (24), das 8h às 17h, a Prefeitura do Recife realiza uma busca ativa de crianças para atualização de cartão de vacina.
Os agentes comunitários de saúde (ACS) percorrerão bairros dos oito distritos sanitários da cidade de porta em porta para identificar os meninos e meninas que estão dentro da faixa etária para receber a vacina contra contra poliomielite e também estejam com alguma dose do esquema básico de vacinação em atraso.
Podem receber a vacina contra poliomielite as crianças de 1 a 4 anos.
Aqueles que estiverem aptos a receber as vacinas serão encaminhados para a unidade de saúde de referência mais próxima que estará funcionando ao longo do dia (confira a lista ao final desta matéria).
A iniciativa é uma forma de a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife ampliar a cobertura da vacina contra a poliomielite, que atualmente está em 34,18%. No entanto, o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 95%.
A melhor maneira de prevenir a infecção é se vacinar contra a poliomielite. A imunização se destina a crianças com menos de 5 anos. Para que adquiram imunidade contra o poliovírus, é necessário que recebam várias doses da vacina.
Dois tipos de vacinas contra a poliomielite são usadas na Região das Américas: a vacina oral atenuada (OPV, por sua sigla em inglês) e a vacina injetável inativada (IPV).
A vacina OPV continha os três tipos de poliovírus. Após a declaração de erradicação do poliovírus selvagem tipo 2, em 2016, o sorotipo 2 foi retirado.
Apenas a vacina OPV com sorotipos 1 e 3, conhecida como bOPV, foi continuada. Os países estão substituindo gradualmente a vacina bOPV pela vacina IPV.
O Recife também se mobiliza para a atualização do cartão de vacinação voltada para adolescentes até 14 anos.
São disponibilizados mais de 15 imunizantes que já fazem parte do calendário de vacinação de rotina. Entre as vacinas disponíveis, estão hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, DTP, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa.
Cada uma delas é voltada para um público específico, e os profissionais avaliam quem pode recebê-las de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde.
A Sesau reforça a importância de os pais estarem atentos e aceitarem a visita dos ACS. Dessa forma, é possível os profissionais avaliarem a necessidade de cada criança, de acordo com a idade e as doses já tomadas.
É imprescindível apresentar um documento de identificação da criança ou adolescente e do responsável, além do cartão de vacinação, se tiver este último.
Aqueles que moram em outros bairros também podem aproveitar a ação neste sábado e levar as crianças ou adolescentes até uma das unidades de saúde que estiverem abertas, levando a documentação necessária.
Outras ações têm sido desenvolvidas pela Secretaria de Saúde do Recife para ampliar a cobertura vacinal da pólio e outros imunizantes. Entre elas, estão o drive-thru itinerante em parceria com o Detran-PE, que tem levado as vacinas para diversas localidades da cidade sem que seja necessário a pessoa descer do carro.
Outra iniciativa é a vacinação desses públicos nos shoppings Recife, em Boa Viagem, e RioMar, no Pina (de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 12h às 19h), e Boa Vista (de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos das 10h às 19h).
Além destas ações, a vacinação de rotina acontece regularmente em mais de mais de 150 salas de vacina da capital pernambucana, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.