O infarto agudo do miocárdio é uma condição de nível clínico grave e que pode tirar a vida de quem é acometido por ela em questão de minutos, caso não seja tratada com urgência.
Geralmente, o infarto, também chamado de ataque cardíaco, acontece quando há a obstrução das paredes de artérias que levam oxigênio para o coração, ocasionado a morte do tecido celular do coração.
VEJA TAMBÉM -> 12 sinais e sintomas do infarto
Só no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 300 mil pessoas morrem anualmente em decorrência de infarto. No mundo, a condição é responsável por 1/3 das mortes, de acordo com a Federação Mundial de Cardiologistas (WHF).
É POSSÍVEL TER UM INFARTO E CONTINUAR VIVO?
A manifestação de um infarto muitas vezes pode ser confundida com condições que prenunciam o acontecimento de um quadro mais severo de entupimento das artérias do coração.
Por isso, os médicos explicam que não há como uma pessoa estar "infartada há dias" e continuar viva, isso porque o infarto representa a condição mais severa da lesão.
O que pode ocorrer muitas vezes é um quadro de angina instável, que é quando há danos menos severos ao coração, mas que também exigem cuidados médicos com certa urgência.
A angina pode apresentar sintomas semelhantes ao de um infarto, e é por isso que muitas pessoas que sofrem dessa condição acabam confundindo os dois casos.
QUE EXAME FAZER PARA SABER SE TIVE INFARTO?
Como foi dito anteriormente, o infarto é a condição mais severa trazida pelo entupimento de uma das artérias que levam oxigênio ao coração.
Sendo assim, não há um exame que diagnostique o infarto, mas sim as lesões sofridas no tecido cardiovascular.
O principal exame solicitado pelo cardiologista é o indicador da Troponina T e I, que dirá se há alguma lesão no músculo cardíaco.
VEJA TAMBÉM -> OS SINAIS DE INFARTO EM MULHERES PODE IR ALÉM DOS SINTOMAS JÁ CONHECIDOS
O QUE É O EXAME DA TROPONINA?
A troponina T e I são proteínas liberadas na corrente sanguínea quando existe alguma lesão no músculo do coração ocasionada por algum dos fatores já mencionados.
A troponina é o principal marcador bioquímico utilizado para confirmar o infarto do miocárdio. Sua concentração no sangue começa a elevar de 4 a 8 horas após a lesão no órgão.
Em pessoas saudáveis, o exame de troponina não identifica níveis fora do comum na corrente sanguínea, sendo 0,01 ng/ml para troponina T e 0,04 ng/ml para troponina I.