O Google homenageia, nesta quarta-feira (5), a enfermeira australiana Elizabeth Kenny, criadora de uma terapia de reabilitação para a poliomielite.
Nascida em 1880 em uma comunidade rural na Austrália, ela estampa o Doodle, imagem do Google, neste dia em que o memorial em homenagem aos seus trabalhos completa 25 anos. No dia 5 de outubro de 1997, foi inaugurada a Sister Kenny Memorial House em Nobby, Queensland, um memorial que celebra todo trabalho da enfermeira para ajudar os pacientes com poliomielite.
Elizabeth Kenny foi autodidata e começou a atuar na enfermagem como voluntária, depois de estudar sozinha anatomia, fisiologia e outros assuntos.
POLIOMIELITE: Google Doodle celebra enfermeira australiana Elizabeth Kenny
A enfermeira e cientista Elizabeth Kenny foi voluntária de um hospital aos 17 anos. Depois, abriu uma clínica de enfermagem e detectou um caso de poliomielite em 1911. Com base no que havia aprendido, ela criou um tratamento à base de compressas quentes e úmidas, que eram aplicadas nos membros que ficaram rígidos por causa da poliomielite.
Além disso, Elizabeth Kenny orientava os pacientes a realizar exercícios de fortalecimento muscular. Foi assim que nasceu o Método Kenny, voltado à recuperação dos pacientes com poliomielite.
- PISO SALARIAL ENFERMAGEM TABELA: veja CALENDÁRIO dos próximos passos para o piso da enfermagem
- PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Senado aprova projeto que viabiliza piso dos enfermeiros
- PISO SALARIAL ENFERMAGEM: o que muda após APROVAÇÃO do projeto no Senado?
- PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: quando será PAGO o reajuste da categoria? Veja NOVIDADES
A enfermeira e cientista Elizabeth Kenny recebeu títulos honorários da Universidade Rutgers e da Universidade de Rochester pelo método de tratamento da pólio. Ela foi convidada por Franklin D. Roosevelt (presidente dos Estados Unidos entre 1933 até 1945), que sofria de poliomielite na época, para falar sobre o método que criou.
Outro presidente, Harry Truman, autorizou que Elizabeth Kenny entrasse nos Estados Unidos quando quisesse, mesmo sem visto, uma honra que foi concedida anteriormente somente a um outro cidadão não americano.