A tosse é um dos sintomas mais comuns de diversas doenças e com diferentes níveis de gravidade, servindo como um mecanismo de defesa do corpo contra objetos estranhos.
A tosse impede que algo de origem desconhecida entre no pulmão e cause danos que podem ser irreversíveis, a depender do que for a doença ou condição de saúde.
Dentre as principais causas da tosse, é possível destacar algumas doenças ou infecções como gripes, alergias, pneumonia e tuberculose.
Além disso, a tosse também pode ser resultado de hábitos nos quais o indivíduo pode ter, como, por exemplo, o tabagismo, tendo a fumaça do cigarro e as várias substâncias tóxicas como vetores.
RECEITAS DE XAROPE PARA ALIVIAR A TOSSE
Cenoura e mel
Um xarope natural bastante simples de fazer, com apenas dois ingredientes. A receita é capaz de dar um forte alívio para a garganta, aumenta a imunidade e ataca a coriza.
Para fazê-la, a pessoa precisa bater duas cenouras descascadas com 50 ml de água no liquidificador. Após isso, deve-se inserir 1 xícara de mel no material batido dentro de uma panela.
É recomendável tomar o xarope de 3 a 4 vezes por dia para aliviar a tosse.
Gengibre, limão e mel
Repleto de antioxidantes e substâncias que provocam ações anti-inflamatórias, esse chá ajuda bastante a amenizar os sintomas da tosse.
Para fazer a receita, é necessário que, em uma panela, o indivíduo adicione 1 colher de sopa de gengibre ralado, 2 colheres de sopa de mel e uma colher de suco de limão espremido, tudo isso bem misturado.
Após isso, deve-se adicionar 1 copo de água e misturar tudo até deixar a mistura ferver na panela.
É recomendável tomar o xarope 3 a 4 vezes ao dia para alívio da tosse.
Xarope de ervas
O tomilho, a raiz de alcaçuz e as sementes de anis ajudam a relaxar o trato respiratório e o mel diminui a irritação na garganta. Por conta disso, há um xarope a partir da mistura desses itens.
Para preparar a mistura, é necessário 500 mL de água; 1 colher de sopa de sementes de anis; 1 colher de sopa de raiz de alcaçuz seca; 1 colher de sopa de tomilho seco; 250 mL de mel.
É necessário ainda ferver bem as sementes de anis e a raiz de alcaçuz na água.
Ao retirar do fogão, adicione o tomilho. Depois disso, é preciso tapar e deixar em infusão até esfriar. Por fim, basta coar e juntar o mel.
Atenção: pessoas diabéticas ou crianças de menos de um ano não devem consumir esses xaropes - mesmo naturais. Se os sintomas persistirem, é importante consultar um médico.