A pressão alta é uma doença que atinge milhares de brasileiros, de forma silenciosa e oculta em muitos casos.
De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2021, cerca de 30% dos brasileiros possuem a pressão alta.
A pressão alta é uma doença crônica que é considerada muito perigosa já que, na maioria dos casos, ela não manifesta sintomas no corpo do indivíduo que a possui.
ORIGEM PRESSÃO ALTA
A pessoa pode adquirir pressão alta devido a vários fatores externos e internos, como estresse cotidiano, ansiedade, sedentarismo e hábitos alimentares ruins.
Quando há um histórico familiar da doença, os fatores que agravam a pressão alta podem ser determinantes para que a pessoa desenvolva a enfermidade.
SINTOMAS PRESSÃO ALTA
Segundo a Associação Médica de Macaé, apesar de ser silenciosa, em alguns casos, a pressão alta manifesta alguns sintomas como enjoo, dor de cabeça, dor na nuca e visão dupla.
Apesar de ser comumente associado à pressão alta, ficar com o rosto vermelho e quente não é um sintoma de aumento da pressão.
Essa situação acontece pela dilatação de vasos sanguíneos no rosto da pessoa, sendo oriundo de diversos fatores como calor, frio, alimentos picantes e ventos fortes.