A curiosidade sobre quais são os primeiros sintomas de gravidez é muito comum entre as mulheres, tanto para aquelas que estão tentando engravidar, quanto para as que estão preocupadas com a possibilidade.
Algumas das principais dúvidas sobre o assunto são se é possível sentir sintomas de gravidez antes do atraso da menstruação e como reconhecer os primeiros sinais de uma gestação.
SANGRAMENTO DE ESCAPE PODE SER GRAVIDEZ?
O sangramento indicador de gravidez é chamado de nidação, caracterizado por um corrimento marrom, que muitas vezes é confundido com o sangue menstrual.
A diferença entre sangramento de escape da nidação e o o sangue do fluxo menstrual é que o primeiro dura entre 2 e 3 dias, com uma coloração mais escura e pouco fluxo.
Já a menstruação em si possui duração de 4 a 7 dias, com uma maior quantidade e coloração mais clara.
A médica ginecologista, professora e obstetra Rafaella Torreão revelou que é possível o aparecimento de sintomas da gravidez antes do atraso menstrual, porém é muito improvável.
"Os sintomas são consequência da alteração hormonal sofrida durante a gravidez, então é pouco provável que você tenha uma mudança hormonal importante ao ponto de ter sintomas antes de, sequer, ter um atraso menstrual", explicou a especialista, que também é professora de Medicina da Faculdade Tiradentes (FITS).
LEIA MAIS: Como que eu sei que estou grávida? Qual o teste de gravidez mais eficaz?
Fertilização in vitro: veja qual a chance desse tipo de gravidez dar certo
PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ
Os sintomas de gravidez variam de acordo com a paciente, mas alguns sinais são mais comuns e normalmente se destacam no início da gestação. São eles:
- Atraso menstrual;
- Náuseas (enjoo e vômitos);
- Mastalgia (dores na mama e maior sensibilidade na região).
Além disso, as mudanças no corpo da mulher também podem dar fortes indícios do começo da gravidez.
"O organismo da mulher está se preparando para, durante 9 meses, gerar uma nova vida. Então, vai ter uma série de mudanças, algumas visíveis e outras nem tão visíveis assim", afirmou Rafaella.
Segundo a obstetra, outros sinais que estão ligados às alterações no corpo da gestante no início da gravidez são:
- Aréola da mama escurecida (sendo importante analisar como fica o bico da mama no início da gravidez);
- Linha da barriga mais escura;
- Surgimento de estrias conforme o ganho de peso.
Apesar da identificação dos primeiros sintomas de gravidez ser importante, só é possível ter certeza da gestação a partir da realização de exames e testes específicos confiáveis.
LEIA MAIS: GRAVIDEZ SINTOMAS: é possível sentir sintomas de gravidez antes do atraso da menstruação?