Em um mundo cada vez mais atribulado, onde as pessoas buscam fazer sacrifícios para cumpri seus objetivos e atingir metas, um dos momentos mais afetados é a hora do sono.
Além de ser um momento de "recarga de nossas baterias", uma boa noite de sono também possui funções de grande importância para a saúde de nosso corpo.
Contudo, em estudo divulgado por cientistas da USP e Unifesp mostrou que 65,5% dos brasileiros sofrem de problemas como insônia ou dificuldade para dormir.
Para o nutricionista funcional, Diogo Cirico, os problemas relativos ao sono podem estar relacionados para além de um colchão ou travesseiro desconfortável, mas também com fatores alimentares.
COMER ANTES DE DORMIR AFETA O SONO?
Segundo Cirico, os conselhos dados por nossos pais e avós sobre não dormir de estômago cheio não eram mito.
"Quando fazemos grandes refeições perto da hora de dormir provocamos um transtorno gástrico, porque o organismo precisa metabolizar aquele alimento todo esta questão faz parte da crononutrição e reflete diretamente na dificuldade para dormir”, explica.
ALIMENTOS PARA DORMIR BEM
Cirico também explica que uma dieta saudável, composta por vegetais, frutas, carnes magras e cereais é essencial para que tenhamos uma boa noite de sono.
"O kiwi, a banana, as castanhas, nozes, cereja, aveia, feijões em geral, leite e derivados e cereais como arroz e milho são alguns dos alimentos que colaboram para síntese de serotonina, o que reflete no equilíbrio do sono”, enumera.
ASSISTA - NEUROLOGISTA EXPLICA QUE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PODE CONTRIBUIR PARA UMA BOA NOITE DE SONO
A importância do sono para uma vida saudável
Ter um sono equilibrado é a garantia de que podemos ter uma vida saudável e longe do aparecimento de doenças, entre elas o câncer.
Isso porque durante o sono, o nosso corpo produz o hormônio da melatonina, que protege nosso corpo de ataques de substâncias tóxicas que possam afetar nosso sistema hepático e cardiovascular.
Além disso, dormir bem contribui para que tenhamos bons níveis de humor, pois é durante o descanso que as células do nosso Sistema Nervoso Central são renovadas.