A gravidez é um momento que muitos casais anseiam ao longo dos seus relacionamentos, e se torna um objetivo para diversos deles.
Ao engravidar, é muito comum a curiosidade entre as mulheres para saber os sintomas nos primeiros meses desta fase.
Por ser um momento de transformações rápidas e necessárias, é de suma importância conhecer para se antecipar e não ter surpresas desagradáveis.
GRAVIDEZ SINTOMAS
No começo do período de gravidez, a mulher pode ter uma mistura de sensações e sentimentos de prazer e desconforto, principalmente no que diz respeito a aceitar ou negar a gravidez.
Além disso, nos primeiros três meses, pode ocorrer das gengivas ficarem mais sensíveis, se tornando assim mais suscetíveis a irritação por placa bacteriana.
Outros sintomas bastante comuns desse período são:
- Crescimento da frequência urinária;
- Mudanças de humor humor;
- Cansaço e sonolência;
- Cólica;
- Dor nas costas ou no corpo;
- Náuseas ou vômitos, principalmente durante o período da manhã;
- Retenção de líquido;
- Mamas mais sensíveis.
VEJA MAIS: SAIBA O QUE TODA GESTANTE PRECISA SABER ANTES DO PARTO
O QUE FAZER PARA AMENIZAR SINTOMAS DA GRAVIDEZ NOS PRIMEIROS TRÊS MESES?
Neste período, é essencial que a gestante não utilize qualquer medicamento sem prescrição médica, principalmente devido aos possíveis efeitos no bebê com a gravidez.
Além disso, também é muito recomendável não ingerir chás, bebidas com cafeína e álcool, assim como evitar o uso de cigarro.
Por fim, atividades físicas podem amenizar os sintomas, mas devem ser orientadas por um profissional, para não gerar consequências indesejadas para a mãe e o bebê.
REFERÊNCIAS
Caderneta da Gestante (Ministério da Saúde) - https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_gestante_versao_eletronica_2022.pdf. Acesso em 26/10/2022
Manual técnico - Pré-natal e Puerpério (atenção qualificada e humanizada) - https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pre-natal_puerperio_atencao_humanizada.pdf. Acesso em 26/10/2022