O artista multifacetado Rolando Boldrin morreu na quarta-feira (9), no Hospital Albert Einstein, aos 86 anos.
Rolando estava internado há dois meses na instituição e acabou indo a óbito por insuficiência respiratória e insuficiência renal.
O artista construiu uma longeva carreira de 60 anos com destaque para o programa “Sr. Brasil”, apresentado por ele durante 17 anos.
Assim, Rolando foi um dos principais representantes da cultura sertaneja.
Veja abaixo o que é a insuficiência respiratória, uma das causas da morte do artista.
INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA - O QUE É?
A insuficiência respiratória se trata de um termo mais comum para designar quando o aparelho respiratório para de trabalhar.
Esse problema faz com que o sangue tenha taxas de oxigênio abaixo do que é preciso para o bom funcionamento do organismo.
O problema pode ter diversas causas, contudo, as mais comuns são as doenças que acometem o pulmão e a respiração.
INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA - SINTOMAS
Além da tradicional intensa falta de ar, a insuficiência respiratória também faz com que a pele, lábios e unhas comecem a ter uma tonalidade mais azul; sonolência, confusão mental e ritmo cardíaco incomum.
INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA - PREVENÇÃO
Existem alguns hábitos que podem ser adotados para a prevenção de doenças respiratórias e, por consequência, a insuficiência respiratória.
Confira abaixo uma lista de hábitos que podem ser feitos para evitar que o mesmo cenário que matou Rolando Boldrin aconteça:
- Tome bastante líquido;
- Respire ar puro;
- Evite os ácaros;
- Respire pelo nariz;
- Lave sempre as mãos;
- Não se esqueça da vacinação;
- Evite aglomerações;
- Adote uma dieta saudável.
INSUFICIÊNCIA RENAL - O QUE É?
A insuficiência renal se trata da condição que faz os rins não terem mais a capacidade de realizar funções básicas como filtrar sais e líquidos do sangue.
Por conta disso, o organismo acaba sendo comprometido e pode ter sua composição química alterada, prejudicando seus sistemas.
INSUFICIÊNCIA RENAL - SINTOMAS
A insuficiência renal é uma condição grave, e por conta disso, quanto mais cedo os sintomas forem identificados, maior é a chance de melhora.
Sendo assim, confira a lista de alguns sintomas abaixo:
- Diminuição da produção de urina, embora, ocasionalmente, a urina permaneça normal;
- Retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés;
- Sonolência;
- Falta de fome;
- Falta de ar;
- Fadiga;
- Confusão;
- Náusea e vômitos;
- Convulsões ou coma, em casos graves;
- Dor ou pressão no peito.
REFERÊNCIAS
Ministério da Saúde (Insuficiência Respiratória) - https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_relacionadas_trabalho2.pdf. Acessado em 10/11/2022
Ministério da Saúde (Insuficiência Renal) - https://bvsms.saude.gov.br/insuficiencia-renal-cronica/#:~:text=Insufici%C3%AAncia%20renal%20%C3%A9%20a%20condi%C3%A7%C3%A3o,%C3%A9%20lenta%2C%20progressiva%20e%20irrevers%C3%ADvel. Acessado em 10/11/2022
Sociedade Brasileira de Pediatria - https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Terapia_-_Insuficiencia_Respiratoria_Aguda.pdf. Acessado em 10/11/2022