O futuro presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva concluiu nesta semana a formação do grupo que cuidará do tema saúde, até que seja anunciado o nome de que assumirá a pasta do ministério.
O coordenador do grupo será o senador Humberto Costa (PT-PE) e contará com o apoio do deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), do médico David Uip - ex-secretário do governo de São Paulo - e dos ex-ministros Arthur Chioro e José Gomes Temporão.
Entre os componentes da equipe de transição, quatro dos cinco nomes já estão cotados para ficar à frente do Ministério da Saúde.
Nos próximos 50 dias, o grupo de transição espera realizar um diagnóstico detalhado sobre a atual situação do ministério, considerando a execução de programas de vacinas, até o detalhamento de orçamento e medidas que devem ser tomadas a curto, médio e longo prazos.
OUTROS NOMES BASTANTE CONHECIDOS TAMBÉM FARÃO PARTE DO PERÍODO DE TRANSIÇÃO
Roberto Kalil Filho, cardiologista de Lula, estará comandando um outro grupo de especialistas que irá assessorar a transição para o novo governo.
Além de Kalil, outros nomes de especialistas renomados da Medicina foram chamados para compor o grupo de assessoria, como Drauzio Varella, Claudio Lottenberg, Miguel Srougi e Fábio Jatene.
O grupo de especialistas não vai integrar formalmente a equipe do senador Humberto Costa, mas deverá apoiar na tomada de decisões para a área.