Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Saúde do Lula

O QUE É LEUCOPLASIA NA LARINGE? Entenda resultado dos exames de Lula

Preocupação de que o câncer de laringe tratado pelo presidente eleito em 2011 tivesse voltado foi descartada. Problema está relacionado com o excesso de esforço que Lula fez falando em discursos durante a campanha presidencial

Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 12/11/2022 às 19:05 | Atualizado em 14/11/2022 às 11:17
Lula fez muitos discursos e forçou as cordas vocais nos últimos meses - SILVIO AVILA / AFP

Quem acompanhou a campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República percebeu, muitas vezes, sua rouquidão e o esforço que fazia para falar. Os dois sintomas caracterizam a chamada leucoplasia na laringe.

Lula esteve no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, neste sábado (12), para se submeter um check-up de rotina. Entre os vários exames que fez, a nasofibroscopia mostrou "alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe". 

LEUCOPLASIA LARINGE

A leucoplasia é o aparecimento de manchas ou placas brancas principalmente nas pregas vocais, mas que também podem surgir na região da laringe. Essas lesões são consideradas pré-malignas. Apesar do prognóstico, a evolução para um câncer ocorre em menos de 20% dos casos.

A lesão ocorre pelo depósito de queratina sobre o tecido das pregas vocais ou da laringe. Essa é uma resposta das células da região por conta de sucessivas "agressões" provocadas pelo tabaco, consumo de álcool ou por refluxo gastroesofágico.

O principal sintoma da leucoplasia é a rouquidão, que tem caráter progressivo, podendo ocorrer ardor e sensação de corpo estranho na garganta, dor ao engolir e fadiga ao falar.

O problema afeta, normalmente, homens com mais de 40 anos que fumam ou consomem com frequência bebidas alcoólicas. O tratamento da leucoplasia é cirúrgico, mas estudos recentes apontam a vitamina A como possível tratamento clínico.

Em 2011, Lula teve um câncer de três centímetros de diâmetro na laringe, que o fez passar por mais de 30 sessões de quimioterapia. O tratamento o curou da doença.

Entenda o que é leucoplasia na laringe no vídeo abaixo:

Durante a campanha eleitoral, ele apareceu por vezes com a voz rouca e falhada. A assessoria de imprensa do presidente eleito tenta afastar a preocupação de que a leucoplasia possa significar o retorno do câncer.

Segundo os assessores, os exames feitos neste sábado "seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011".

Além do exame na garganta, Lula também fez um ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, com resultados normais para toda a bateria. 

No boletim médico emitido pelo Hospital Sírio Libanês, os profissionais de saúde reafirmaram que Lula está bem. 

Veja o boletim na íntegra: 

Boletim Médico
Luiz Inácio Lula da Silva
12/11/2022 - 15hs

O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.
Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.

O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe.

O presidente eleito foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Rubens Brito.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS