Conhecido por interpretar o personagem Calixto na novela “O Cravo e a Rosa”, o ator Pedro Paulo Rangel, de 74 anos, encontra-se internado há um mês para tratar de um quadro de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
O ator foi diagnosticado com DPOC há dois anos, e no início deste mês precisou ser levado à UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) por conta de complicações relacionadas à doença.
Recentemente, Pedro Paulo Rangel deixou a UTI e atualizou os fãs sobre o seu estado de saúde em uma publicação feita na rede social. “sem previsão de alta”.
Ver essa foto no Instagram
O que é DPOC?
A DPOC é uma condição ocasionada pela evolução de várias doenças que afetam o sistema respiratório, como a bronquite tabágica e asma, causando danos às vias aéreas e interferindo na troca de gás carbônico e oxigênio nos pulmões.
Pessoas diagnosticadas com DPOC são impactadas com maiores dificuldades para desempenhar atividades corriqueiras, como tomar banho e até trocar de roupa.
DPOC é uma doença crônica (não tem cura), mas que possui tratamento para retardar a sua progressão, controlando os sintomas e reduzindo as complicações.
De acordo com a OMS, a DPOC ocupa o terceiro lugar no ranking das principais causas de mortalidade no mundo.
Quais são as causas da DPOC?
A DPOC pode vir a ser desencadeada por várias doenças, mas a principal causa associada a essa condição é o tabagismo ativo e passivo.
As outras causas de DPOC também são:
- exposição à vários tipos de poeiras, vapores ou químicos
- poluição do ar derivada da queima de resíduos sólidos (madeira, palha, resto de colheitas)
- eventos ocorridos no início da vida: prematuridade, infecções respiratórias que afetam o desenvolvimento dos pulmões
- asma na infância
- uma condição de saúde grave chamada de deficiência de alfa-1 antitripsina
DPOC sintomas
Na maioria dos casos os sintomas de DPOC só aparecem quando há o comprometimento mais grave dos pulmões, e esse fato tende a ocorrer a partir da meia idade em diante.
Os sintomas mais comuns de DPOC são:
- falta de ar ou dificuldade para respirar
- tosse crônica, geralmente com catarro
- cansaço
DPOC - prevenção e tratamento
Uma das principais formas de se evitar a DPOC é evitando a exposição aos gases tóxicos provenientes do cigarro e dos combustíveis fósseis.
Contudo, as pessoas diagnosticadas com a DPOC devem adotar hábitos preventivos para que os sintomas ocasionados pela doença não venham a ser potencializados, como:
- parar de fumar
- praticar exercícios físicos regularmente (com a ajuda de um profissional da área)
- ser vacinado(a) contra pneumonia, gripe e coronavírus