Com informações do Estadão Conteúdo
O ator Chris Hemsworth, intérprete de Thor, revelou ter sido diagnosticado com predisposição para a doença de Alzheimer durante uma gravação da sua nova série, Sem Limites, disponível na Disney+.
"A série, que inicialmente era uma exploração da longevidade e, é claro, deveria ser divertida, tornou-se ainda mais relevante e importante para mim", declarou o ator.
"Ainda mais comovente do que eu jamais pensei que seria. Foi um catalisador muito bom para mergulhar em tudo o que eu precisava fazer na prevenção", explicou.
LEIA MAIS: ALZHEIMER: Quantidade diária de passos pode reduzir risco de DEMÊNCIA; entenda
Chris Hemsworth disse que seu diagnóstico não garante que há de fato um gene pré-determinista, mas que aponta para uma forte indicação.
"Peter Atita, que é o médico da longevidade naquele episódio e supervisiona grande parte do programa, ligou para Darren Aronofsky [criador do programa]", contou Hemsworth.
"[Peter] disse: ‘Não quero contar isso a ele na frente das câmeras'. Foi muito chocante porque ele me ligou e me contou’", acrescentou.
O ator declarou à revista Vanity Fair que possui histórico familiar ligado à doença de Alzheimer, pois seu avô já foi diagnosticado.
ALZHEIMER É HEREDITÁRIO?
A doença de Alzheimer pode ser geneticamente determinada, ou seja, hereditária, mas esse não é o fator de risco principal.
Diante disso, além do histórico familiar, outras causas comuns são maus hábitos cotidianos (má nutrição e falta de atividade física), fatores ambientais e doenças prévias.
É possível blindar o cérebro contra a doença de Alzheimer?
O QUE É ALZHEIMER?
Alzheimer é uma doença neurológica caracterizada pela uma alteração no processamento de proteínas específicas do sistema nervoso central.
A condição do Alzheimer é o tipo mais comum de demência neurodegenerativa nos idosos que gera a perda progressiva de neurônios em regiões como o hipocampo, que controla a memória.
Quando o córtex cerebral é atingido, leva à alteração na capacidade de raciocínio, controle de linguagem, pensamento abstrato, e reconhecimento de estímulos sensoriais.
LEIA MAIS: MOFO PODE CAUSAR ALZHEIMER?
De acordo com a especialista Carla Núbia, titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o diagnóstico precoce é essencial para tratar a doença de Alzheimer, como fornecido a Chris Hemsworth.
“Geralmente as pessoas só procuram ajuda quando há falha de memória, mas também é preciso atentar para sintomas comportamentais, capazes de predizer que algo pode estar errado”, afirmou.
SINTOMAS DO ALZHEIMER:
Os principais sintomas de Alzheimer são:
- Esquecimento total ou parcial de memórias;
- Dificuldade em resolver problemas simples e criar estratégias;
- Perda progressiva da capacidade de fazer atividades cotidianas sem ajuda;
- Limitações no acompanhamento de conversas;
- Alteração na linguagem;
- Depressão;
- Irritabilidade;
- Agressividade;
- Apatia;
- Alterações de humor e personalidade;
- Desconfiança excessiva;
- Tendência ao isolamento do trabalho e da vida social;
- Problemas de visão (dificuldades em calcular distâncias, determinar cores e contraste).