A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e é responsável pela produção dos hormônios T4 e T3, que auxiliam no metabolismo do organismo.
O hipertireoidismo é a doença causada pelo excesso de produção desses hormônios do metabolismo que, quando em excesso, provocam vários sintomas no corpo.
HIPERTIREOIDISMO: O QUE CAUSA A DOENÇA
Doença de Graves
Uma das causas mais frequentes do hipertireoidismo é a Doença de Graves, que corresponde a 70% dos casos e é mais comum em mulheres jovens e com histórico familiar.
A Doença de Graves é uma doença autoimune que faz com que o anticorpo TRAb se ligue ao receptor TSH e estimule a tireoide a produzir mais hormônio.
Doença de Plummer
A Doença de Plummer pode provocar o aparecimento de nódulos tiroidianos que passam produzir hormônios de maneira autônoma - bócio multinodular tóxico (BMNT) ou bócio uninodular tóxico (BUNT), causando o hipertireoidismo.
Idosos com mais de 60 anos são mais suscetíveis à Doença de Plummer, e 5% dos casos de hipertireoidismo estão associados ao CMNT, enquanto 10% se associam ao BMNT.
Aumento de BHcg durante o primeiro trimestre de gestação
O hormônio BHcg pe um hormônio que apresenta semelhança com o TSH e consegue se ligar a seus receptores na tireoide e aumentar a produção dos T3 e T4.
HIPERTIREOIDISMO SINTOMAS
Os sintomas do hipertireoidismo aumento a depender da intensidade e causas da doença. No geral, os principais sintomas são:
- Aumento da glândula da tireoide;
- perda de peso;
- irritação e nervosismo;
- mais calor e suar;
- pele, unha e cabelos mais finos;
- fraqueza muscular;
- tremores;
- aumento dos batimentos cardíacos;
- aumento do ritmo intestinal (fezes mais moles);
- irregularidades menstruais (amenorreia - parada da menstruação)
HIPERTIREOIDISMO TRATAMENTO
O tratamento do hipertireoidismo deve ser acompanhado por um endocrinologista, que poderá recorrer a 3 métodos de tratamento. São eles:
1. Clínico: o endocrinologista irá receitar drogas antitiroidianas (DAT) para controlar e/ou tratar as doenças causadoras do hipertireoidismo. Em alguns casos, os tratamentos podem ter de 12 a 24 meses.
2. Cirurgia: o paciente com hipertireoidismo passa por um tratamento prévio com DAT até ter 90% da tireoide removida.
3. Iodo Radioativo: a endocrinologista ministra um isótopo do iodo (131-I), que é administrado por via oral, que leva destruição proporcional da tireoide.
ASSISTA - SINTOMAS DO DISTÚRBIO DA TIREOIDE
REFERÊNCIAS
Hospital Israelita Albert Einstein
https://www.einstein.br/Pages/Doenca.aspx?eid=146
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-hipertireoidismo/