PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: municípios NÃO têm como PAGAR o PISO, diz secretário da Fazenda

Impacto do piso salarial enfermagem preocupa prefeituras caso a liminar da suspensão seja derrubada; entenda as consequências do reajuste

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 27/12/2022 às 9:04 | Atualizado em 29/12/2022 às 9:54
Notícia
X

O piso salarial enfermagem está causando divisão de opiniões entre as entidades de saúde que lutam por um salário mais justo para a categoria e os líderes que expõem o impacto econômico da medida.

Apesar da lei do piso salarial da enfermagem ter sido sancionada em agosto, a suspensão foi decretada pelo STF em setembro, diante da falta de fontes de financiamento que custeassem o reajuste das redes pública e privada.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem

Por esse motivo, diversos projetos foram apresentados no Congresso Nacional desde então, para que viabilizassem a aplicação da lei 14.434/2022 do piso salarial da enfermagem o mais rápido possível.

A principal proposta, no momento, é a Emenda Constitucional nº 127/22, promulgada no Congresso após ser aprovada no Senado Federal e na Câmara dos Deputados.

LEIA MAIS: ESTADO ANTECIPA PAGAMENTO do PISO para JANEIRO; confira promessa de campanha

PREFEITURAS CONTINUAM SEM RECURSOS PARA O PISO SALARIAL ENFERMAGEM:

De acordo com o secretário da Fazenda de Canoas, Luís Davi Vicensi Siqueira, ter ajuda da União é a única forma da prefeitura conseguir arcar com as despesas do piso salarial enfermagem.

"É fundamental o auxílio para compor os recursos. A área da saúde como um todo está com defasagens que precisam ser atualizadas pelo governo federal", pontuou Vicensi.

"Continuamos nos mobilizando para levar as demandas da saúde para o governo federal", acrescentou o secretário.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: BOMBA FISCAL deixada pelo governo gera IMPACTO FISCAL que inclui o piso salarial enfermagem

Além disso, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) também argumentou que Emenda 127 não garante todos os recursos necessários para que os municípios paguem o reajuste.

Isso se deve, de acordo com a federação, ao fato de que a fonte de onde seriam tirados os valores do superávit financeiro proposto na PEC não é clara, assim como o modo de transferência para o piso salarial da enfermagem.

“Infelizmente os municípios não têm como arcar com essa conta, apesar de acharmos o aumento mais que justo para esses profissionais tão importantes e fundamentais na garantia de uma saúde pública de qualidade", afirmou o presidente da Famup, George Coelho.

LEIA MAIS: PREFEITOS se OPÕEM à fonte de pagamento do piso salarial enfermagem que pode viabilizar o reajuste

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL


PRÓXIMOS PASSOS DA APROVAÇÃO DA EMENDA 127:

Com a promulgação da Emenda 127, chamada de PEC 42/22 no Senado e 27/22 na Câmara, só está sendo aguardado o fim da suspensão do piso salarial da enfermagem para que passe a valer.

Na última quinta-feira (21), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde protocolou uma petição, no STF, solicitando a revogação da liminar.

A Corte ainda não se pronunciou sobre prazos, mas assim que a interrupção da aplicação do piso salarial enfermagem acabar, os valores poderão ser aplicados no contracheque dos profissionais beneficiados.

LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: confira ATUALIZAÇÕES da penúltima semana de DEZEMBRO

Propostas para pagar o piso salarial da enfermagem


Tags

Autor