PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: ESTADO ANTECIPA PAGAMENTO do PISO para JANEIRO

O pagamento do piso salarial enfermagem será antecipado para janeiro em importante estado, mesmo com a suspensão da Lei 14.434/22

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 29/12/2022 às 8:46 | Atualizado em 02/01/2023 às 8:48
Notícia
X

A Lei 14.434/22, que garante o piso salarial enfermagem, está suspensa desde setembro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sem um prazo definido para ser implantada em todo país.

No entanto, alguns estados já confirmaram, por conta própria, que devem acatar aos termos da lei do piso salarial da enfermagem mesmo antes da liminar da suspensão ser derrubada.

A interrupção da aplicação do piso salarial da enfermagem foi acatada pelo STF após o recebimento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da CNSaúde.

A ADI afirmava que as instituições públicas e privadas de saúde não possuíam verbas suficientes no caixa para bancar as novas despesas do piso salarial da enfermagem.

Confederação questiona no STF piso salarial enfermagem:


QUAL ESTADO VAI VIABILIZAR O PISO SALARIAL ENFERMAGEM EM JANEIRO?

Nesta quarta-feira (28), o governador reeleito da Paraíba, João Azevêdo (PSB), garantiu que vai pagar o piso salarial enfermagem a partir de janeiro.

O gestor iniciará seu segundo mandato e a aplicação do piso salarial da enfermagem foi uma promessa de campanha planejada para ser cumprida neste inicio de 2023.

LEIA MAIS: Prefeito SE NEGA A PAGAR o PISO salarial enfermagem nas condições decretadas pelo governador do estado

Vamos pagar o piso da enfermagem a partir de janeiro. Nós deixamos claro, ainda no processo eleitoral, que faríamos isso
João Azevêdo

"Agora estamos fechando os estudos para implantar o piso já na folha do próximo mês”, explicou o governador eleito.

O compromisso do governador com as categorias beneficiadas pelo piso salarial da enfermagem já havia sido firmado desde setembro, quando o governador se reuniu com representantes do Conselho Regional Enfermagem da Paraíba (Coren-PB).

LEIA MAIS: Veja quais são os VALORES e PRÉ-REQUISITOS para receber o piso salarial enfermagem 

O principal motivo da viabilização antecipada do piso salarial da enfermagem na Paraíba foi o encontro de fontes orçamentárias sugeridas na Emenda 127, promulgada no Congresso.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Categoria tem CONQUISTA IMPORTANTE


COMO A EMENDA 127 AJUDA A CUSTEAR O PISO SALARIAL ENFERMAGEM?

A Emenda 127 (PEC 42/22 no Senado e 27/22 na Câmara) foi aprovada no Senado Federal, na Câmara dos Deputados, e depois promulgada no Congresso Nacional.

De autoria do deputado Mauro Benevides Filho (PDT/CE), a proposta busca garantir recursos para que a rede pública custeie o piso salarial da enfermagem com criação de um fundo da enfermagem (Fundenf).

Dessa forma, seria utilizado o superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para financiar o piso salarial da enfermagem, em favor do Fundenf.

LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM RETROSPECTIVA 2022: veja os principais acontecimentos do ano sobre o reajuste

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL


Citação

Vamos pagar o piso da enfermagem a partir de janeiro. Nós deixamos claro, ainda no processo eleitoral, que faríamos isso

João Azevêdo

Tags

Autor