PISO SALARIAL ENFERMAGEM: MINISTRA DA SAÚDE se compromete com o PISO DA ENFERMAGEM durante cerimônia de posse
Em cerimônia de posse, ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforça compromisso do governo com o piso salarial enfermagem
A atual ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, teve sua cerimônia de posse e apresentação realizada nesta segunda-feira (2), na qual firmou compromisso com o piso salarial enfermagem.
Durante seu discurso, a cientista e pesquisadora que atuará em um dos principais cargos eleitorais da saúde reforçou a importância da valorização dos profissionais da área e citou o piso salarial da enfermagem.
"Posse da ministra da saúde Nísia Trindade Lima reconheceu o real valor da Enfermagem e garantiu que o piso salarial digno será prioridade de seu mandato", divulgou o Fórum Nacional da Enfermagem.
DISCURSO DE NÍSIA TRINDADE SOBRE O PISO SALARIAL ENFERMAGEM:
De acordo com a Ministra da Saúde, uma das principais premissas do governo atual é garantir o trabalho digno da saúde e viabilizar ao condições favoráveis como o piso salarial da enfermagem.
"O Brasil acompanha com muita atenção a questão do pagamento do piso salarial da enfermagem, valorizar as trabalhadoras e trabalhadores da saúde que se dedicam ao cuidado", iniciou Nísia Trindade.
"[Os profissionais] Viveram, por exemplo, a pandemia de covid-19, de uma forma tão tocante, colocando muitas vezes sua vida em risco.", relembrou a ministra.
Existe muito esforço de governo no sentido de viabilizarmos essas condições. É possível garantir a sustentabilidade do SUS e o trabalho digno em saúde. Essa será uma premissa do nosso trabalhoNísia Trindade Lima
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Categoria tem CONQUISTA IMPORTANTE
OUTRAS PROMESSAS DA MINISTRA PARA A ÁREA DA SAÚDE:
Além do compromisso com o piso salarial enfermagem, Nísia Trindade também se comprometeu com a garantia de outras pautas importantes para a saúde pública. Alguns exemplos são:
-
Dar autonomia ao Brasil na produção de vacinas e fármacos, fortalecendo a produção local e o complexo econômico da saúde;
-
Estreitar as relações entre religião e ciência;
-
Garantir que o Ministério da Saúde retome a coordenação nacional do Sistema Único de Saúde (SUS);
-
Revogar normativas ofendam a ciência, os direitos humanos e os direitos sexuais reprodutivos;
LEIA MAIS: ESTADO ANTECIPA PAGAMENTO do PISO para JANEIRO; confira promessa de campanha
-
Combater o racismo estrutural no SUS;
-
Alinhar a agenda da saúde mental à reforma psiquiátrica brasileira;
-
Criar uma política de atendimento às pessoas com sintomas pós-Covid;
-
Fortalecer o programa Farmácia Popular;
- Viabilizar o piso salarial enfermagem.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL
Existe muito esforço de governo no sentido de viabilizarmos essas condições. É possível garantir a sustentabilidade do SUS e o trabalho digno em saúde. Essa será uma premissa do nosso trabalho
Nísia Trindade Lima