Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Dezembro laranja

DEZEMBRO LARANJA: Relatório do INCA projeta GRAVE AUMENTO dos casos de CÂNCER DE PELE nos próximos anos; veja os números

Cerca de 180 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de pele no Brasil. Números devem aumentar

Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 07/12/2022 às 17:38 | Atualizado em 07/12/2022 às 17:42
Inca estima que 704 mil casos de câncer de pele não melanoma sejam registrados no próximo triênio (2023-2025). - Freepik

A campanha Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), promove a conscientização a respeito dos riscos do câncer de pele.

Durante todo o mês de dezembro, a população receberá orientações para adoção de hábitos adequados de proteção solar e realizar visitas ao dermatologista para obter avaliação especializada.

Neste ano, o dezembro laranja tem como foco alertar para a necessidade de cuidados de prevenção permanente contra o câncer de pele.

Veja alguns cuidados importantes que você precisa ter com a pele

O QUE É CÂNCER DE PELE

O câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. A cada ano, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) registra cerca de 185 mil novos casos.

O tipo mais comum, o câncer de pele não melanoma, tem baixa letalidade e corresponde a 177 mil casos.

Já o câncer de pele melanoma é o tipo mais raro e agressivo do câncer de pele, com 8,4 mil casos registrados durante o ano. 

NOVO RELATÓRIO DO INCA PREVÊ AUMENTO DOS CASOS DE CÂNCER DE PELE NO BRASIL 

Em novembro deste ano, o INCA publicou um relatório novo relatório sobre a estimativa de novos casos de câncer de pele para o próximo triênio(2023-2025). 

A estimativa é que, para cada ano do triênio, surjam aproximadamente 704 mil novos diagnósticos para variados tipos de câncer de pele, sendo o não melanoma o mais incidente entre eles (31,3% do total de casos). 

Dezembro laranja: Os riscos da exposição inadequada ao sol

CÂNCER DE PELE PREVENÇÃO

Proteger-se da exposição excessiva ao sol é uma das melhores estratégias para reduzi os riscos de desenvolver um câncer de pele.

Pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros fazem parte do grupo de risco por serem mais suscetíveis a desenvolver o câncer de pele.

Veja algumas estratégias simples para se proteger dos raios ultravioleta podem ser adotadas na vida cotidiana de todas as pessoas que desejam reduzir os riscos de aparecimento do câncer de pele.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS