Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
ozonioterapia

OZONIOTERAPIA: saiba o que é o procedimento feito por ANITTA e últimas notícias

Anitta contou aos seguidores que havia feito ozonioterapia em sua passagem pelos Estados Unidos como preparação para escalar o Monte Everest.

Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 13/12/2022 às 18:27 | Atualizado em 14/12/2022 às 12:45
Anitta alegou que fez ozonioterapia nos EUA. Procedimento não é autorizado no Brasil. - INSTAGRAM/REPRODUÇÃO

A cantora Anitta ficou internada na semana passada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para cuidar de um problema de saúde. 

Em uma live feita na última quinta-feira (8), ainda no hospital, Anitta contou aos seguidores que havia feito ozonioterapia em sua passagem pelos Estados Unidos como preparação para escalar o Monte Everest. 

Apesar da cantora de 29 anos alegar que a ozonioterapia "aumenta a imunidade", a prática desse procedimento médico não é permitida no Brasil. Entenda. 

ANITTA atualiza fãs sobre seu ESTADO DE SAÚDE; veja

LEIA MAIS: ANITTA INTERNADA: Cantora descobriu doença 'muito grave'. Saiba estado de saúde

O QUE É OZONIOTERAPIA? 

A ozonioterapia é um procedimento terapêutico que utiliza o ozônio medicinal (mistura de oxigênio e ozônio) e que é utilizado no tratamento de patologias e, também, em procedimentos estéticos. 

De acordo com a Associação Brasileira de Ozonioterapia (ABOZ), a terapia é capaz de tratar vários tipos de câncer, problemas cardíacos, dores articulares, feridas, aumentar a imunidade, entre outros.

A aplicação da ozonioterapia pode se dar das seguintes maneiras: 

Auto-hemoterapia maior: neste procedimento, cerca de 50 a 270 ml de sangue são retirados da veia do paciente, ozonizado dentro de uma bolsa, e reintroduzido no corpo via intravenosa. 

Auto-hemoterapia menor: neste, retira-se de 5 a 10 ml de sangue, que será ozonizado e depois reintroduzido pelo músculo do paciente, como uma injeção. 

Aplicação peri e intra articular: o ozônio é aplicado dentro ou aro redor de uma articulação do paciente com a ajuda de uma seringa e agulha. 

Insuflação: o gás ozônio é aplicado com a ajuda de uma seringa e uma sonda introduzido em alguma cavidade anatômica do paciente (vagina, bexiga ou reto).

Isolamento na bolsa: um dos membros do corpo é envolto por uma bolsa plástica que é inflada com gás ozônio. Este procedimento é usado no tratamento de úlceras, erisipela e celulite. 

Água e óleo ozonizados: utiliza-se uma máquina para ozonizar a água ou óleo para o uso terapêutico. 

Hidrozônio: o paciente imerge um dos membros dentro de uma banheira com água ozonizada para tratar um tipo de patologia. 

OZONIOTERAPIA NÃO É PERMITIDA NO BRASIL

Apesar dos serviços de tratamento de doenças via ozonioterapia serem oferecidos por algumas clínicas, a aplicação clínica do procedimento não é autorizada

O que diz o Conselho Federal de Medicina (CFM)

Segundo o CFM, a ozonioterapia, feita por Anitta, não é válida para o tratamento de nenhuma doença, inclusive a covid-19.

Isso ocorre porque a ozonioterapia é tratada como um procedimento ainda em caráter experimental e a aplicação dessa técnica deve ser realizada apenas em ambiente de estudos científicos.

O que diz a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Já a Anvisa autoriza a ozonioterapia em apenas alguns dos seguintes procedimentos médicos: 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS