No último domingo (18), a Argentina ganhou a final da Copa do Mundo contra a França e se sagrou campeã mundial.
Liderado por Lionel Messi, o time argentino colocou fim ao jejum de 36 anos sem títulos mundiais para a seleção alviceleste.
Messi logo se tornou um dos assuntos mais comentados da internet e, dentre outros tópicos, o suposto diagnóstico de autismo/Síndrome de Asperger do craque argentino.
Saiba se Messi é autista, o que é o autismo e a Síndrome de Asperger.
O QUE É AUTISMO?
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) está ligado a desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância.
Pessoas dentro do espectro autista podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.
Antigamente, a Síndrome de Asperger era mencionada separadamente do autismo, como uma condição psicológica que tinha como principal característica a dificuldade de se comunicar. No entanto, isso mudou com o avançar dos estudos sobre o assunto.
SÍNDROME DE ASPERGER É AUTISMO?
Desde 2013, com a publicação da quinta edição do Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM-5), foi criada a denominação Transtorno do Espectro Autista (TEA), que enquadra a Síndrome de Asperger e o autismo em um mesmo diagnóstico.
A diferença entre os transtornos é o grau dentro do espectro autista, já que é possível ter pessoas com TEA com apenas pequenas dificuldades de socialização até indivíduos com afastamento social, deficiência intelectual e dependência de cuidados ao longo da vida.
VEJA O MOMENTO QUE MESSI LEVANTA A TÃO SONHADA TAÇA DA COPA DO MUNDO:
MESSI TEM AUTISMO?
Desde 2013, se espalhou a informação na internet que Lionel Messi foi diagnosticado com autismo, mais especificamente com a Síndrome de Asperger.
As notícias começaram a se espalhar quando o jornalista Roberto Amado publicou um texto dizendo que o camisa 10 argentino teria sido diagnosticado com a síndrome.
Contudo, a informação não é verídica e, inclusive, já foi desmentida pela própria família do jogador.
REFERÊNCIA
Biblioteca Virtual em Saúde - https://bvsms.saude.gov.br/18-02-dia-internacional-da-sindrome-de-asperger-2/. Acessado em 19/12/2022
Autismo e realidade - https://autismoerealidade.org.br/. Acessado em 19/12/2022