O ator Pedro Paulo Rangel faleceu nesta quarta-feira (21). O artista era famoso por ter interpretado diversos personagens marcantes ao longo da história.
Dentre os papéis estão participações em novelas de renome, como “Gabriela” (1975) e “Saramandaia” (1976), passando por programas de humor, como “TV Pirata” (1988).
O ator tinha 74 anos e estava internado na Casa de Saúde São José, na cidade do Rio de Janeiro, para tratar um quadro de enfisema pulmonar desde o dia 30 de novembro.
Contudo, o motivo oficial da morte do ator ainda não foi divulgado.
PEDRO PAULO MORREU: ENTENDA O QUE É ENFISEMA PULMONAR, CONDIÇÃO QUE O LEVOU A FICAR INTERNADO
O enfisema pulmonar se trata de uma doença que causa degeneração e, de uma forma geral, se desenvolve de maneira lenta ao longo dos anos, sendo uma irritação respiratória crônica.
O problema prejudica os tecidos do pulmão e, geralmente, ocorre devido ao cigarro ou outros elementos que estão presentes no ar que aspiramos na respiração.
Sendo assim, quando se tem enfisema pulmonar, como o que aconteceu com Pedro Paulo Rangel, os alvéolos viram enormes sacos repletos de ar, dificultando o contato com o sangue.
SAIBA OS SINTOMAS DE ENFISEMA PULMONAR, DOENÇA QUE FEZ PEDRO PAULO FICAR NO HOSPITAL
O enfisema pulmonar pode, eventualmente, se tornar muito grave e ter um elevado risco de morte para o paciente.
Por conta disso, é necessário identificar os sintomas precocemente para tratar o enfisema pulmonar. Veja a lista dos principais indícios da condição abaixo:
- Respiração ofegante com chiado;
- Tosse;
- Dificuldade em respirar;
- Sensação de sufoco;
- Produção intensa de muco;
- Falta de fôlego.
CONFIRA MAIS DETALHES SOBRE ENFISEMA PULMONAR, EM VÍDEO PRODUZIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO PAULO:
ENFISEMA PULMONAR TEM CURA? SAIBA OS TRATAMENTOS E PREVENÇÃO PARA A DOENÇA
Atualmente, existem diversos tratamentos para pessoas que têm enfisema pulmonar. Contudo, antes de tudo, é de suma importância que a pessoa, se for o caso, pare de fumar.
Além disso, também deve-se evitar ficar em ambientes com ar contaminado, reduzindo assim o risco de contrair o problema.
As opções de tratamento atuais contra enfisema pulmonar consistem em remédios que têm efeitos broncodilatadores, além de anti-inflamatórios corticosteróides e terapia com oxigênio.
A adoção de hábitos saudáveis também ajuda a evitar a progressão da doença, como a prática de exercícios físicos.
REFERÊNCIAS
Secretaria de Saúde do Estado de Goiás - https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7609-enfisema-pulmonar#:~:text=Descri%C3%A7%C3%A3o%3A%20O%20enfisema%20pulmonar%20%C3%A9,cigarro%20%C3%A9%20a%20causa%20principal. Acessado em 21/12/2022
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - https://sbpt.org.br/portal/t/enfisema-pulmonar/. Acessado em 21/12/2022