Quando chega o período da estação mais quente do ano, umas das principais alternativas encontradas para garantir uma pele de verão é aproveitar a incidência do sol para se bronzear.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não desenvolver manchas na pele e para manter a cor de um bronzeamento saudável por mais tempo.
A exposição solar traz inúmeros benefícios (vitamina D), mas em excesso promove efeitos negativos, como envelhecimento prematuro da pele, perda de elasticidade, maior risco de câncer de pele, entre outros.
COMO SE BRONZEAR DE FORMA SAUDÁVEL E DURADOURA?
De acordo com a médica dermatologista Julyanna do Valle, até mesmo nos tempos nublados e chuvosos, os cuidados do bronzeamento devem ser aplicados e redobrados no verão.
“O raios solares vão chegar na superfície terrestre da mesma forma. Os raios UVA têm intensidade constante durante todo o ano e os raios UVB têm incidência aumentada no verão", explicou.
“Uma coisa muito importante de lembrar é nunca se expor ao sol até ‘pegar a cor desejada’. O ideal é fazer isso de forma fracionada, com pequenas exposições por períodos mais frequentes, de maneira segura e deixando a pele descansar", pontuou a dermatologista.
É importante deixar a pele descansar, hidratar bem e evitar vermelhidão ou queimadurasJulyanna do Valle
Para que o bronzeamento seja mantido por mais dias, algumas dicas são a hidratação constante da pele e o consumo de água e alimentos ricos em betacaroteno.
Além de fazer a coloração mais alaranjada ou avermelhada durar mais tempo, possuem ação antioxidante e evitam o estresse oxidativo da pele causados pela luz ultravioleta.
“Cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga, batata doce e até folhas verdes, como couve e espinafre ajudam a manter a pele saudável e com a coloração por mais tempo", indicou Julyanna.
LEIA TAMBÉM: Entenda o que é câncer de pele, veja sintomas e como funciona o tratamento
PASSO A PASSO PARA SE PROTEGER DOS RAIOS SOLARES:
Outras dicas para garantir uma pele de verão de forma saudável ao se bronzear são:
-
Aplicar o protetor solar, pelo menos, 30 minutos antes de se expor no sol;
-
Reaplicar o protetor a cada duas horas durante o tempo de exposição solar;
-
Dar preferência aos protetores à prova de água (com fator mínimo 30);
-
Ficar atento à categoria do protetor solar para bebês, crianças e adultos;
-
Passar camadas generosas, sem deixar nenhuma parte do corpo de fora;
-
Usar protetores físicos: bonés, guarda-sol, óculos de sol e roupas com proteção solar.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica que a quantidade adequada de protetor solar é medida em uma colher de chá para o rosto, pescoço, orelha e nuca.
Já no tronco, são recomendadas uma colher de chá para a parte frontal e uma para a parte de trás. Os braços devem ter a quantidade de uma colher de chá para cada.
Seguindo essas dicas, você é capaz de manter uma pele de verão por mais tempo e ainda usufruir dos benefícios da exposição saudável ao sol, sem ter manchas na pele ou queimaduras.