Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
LUTO

MORRE o médico pernambucano JOÃO LIMA FILHO, referência no combate à POLIOMIELITE

Médico sanitarista faleceu aos 87 anos

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 28/12/2022 às 17:02 | Atualizado em 28/12/2022 às 17:24
João Lima Filho nasceu em Sertânia, Pernambuco, e faleceu aos 87 anos - DIVULGAÇÃO

Referência no enfrentamento à poliomielite, o médico sanitarista e epidemiologista João Lima Filho faleceu na terça-feira (27) aos 87 anos.

Ele desempenhou um trabalho essencial para a erradicação da poliomielite no Brasil. 

Em nota, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) "lamenta profundamente o falecimento do médico, que foi uma referência no combate à poliomielite em Pernambuco, além de ter sido um grande atuante em diversos serviços de saúde pública no Estado". 

João Lima Filho foi o responsável pelo Programa de Erradicação da Poliomielite e pessoa fundamental nas campanhas contra a doença.

"Um grande pesquisador, Lima Filho contribuiu com pesquisas que levaram à mudança na composição da vacina da pólio, colaborando para o fim da poliomielite em território nacional", destacou, em nota, a SES-PE

O sepultamento do médico João Lima Filho acontece nesta quarta-feira (28), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

O velório acontece das 17h às 19h.

A causa da morte não foi divulgada, mas colegas de João Lima Filho relatam que ele estava com a saúde debilitada e fazia hemodiálise. 

"A SES-PE expressa seu desejo de conforto neste momento difícil para os familiares e amigos de João Lima Filho."

POLIOMIELITE O QUE É 

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, e que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes e secreções eliminadas pela boca de pacientes.

Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Há 32 anos, a região das Américas é considerada livre da poliomielite, mas infelizmente as coberturas vacinais estão caindo no mundo, assim como no Brasil.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS