Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Piso Salarial Enfermagem

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: importante cidade tem protestos por causa da suspensão do piso da enfermagem

O piso salarial enfermagem está suspenso há cerca de quatro meses, gerando assim um enorme descontentamento da categoria

Cadastrado por

Gabriel Guilherme

Publicado em 05/01/2023 às 10:27 | Atualizado em 05/01/2023 às 14:35
Valor do piso salarial da enfermagem do setor privado será discutido novamente com mediação do TST - Freepik/Drobotdean

O piso salarial enfermagem, mesmo após todos os trâmites do Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República, ainda não está valendo.

A medida está há quatro meses suspensa por conta de uma decisão emitida pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Por conta disso, entidades ligadas à saúde mostram um enorme descontentamento com o cenário e se mobilizam para mudar a realidade da medida.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PROFISSIONAIS DA CATEGORIA REALIZAM PROTESTOS EM FORTALEZA

Na última quarta-feira (4), diversos profissionais ligados à categoria se uniram e realizaram protestos na cidade de Fortaleza, no Ceará, por conta da situação do piso salarial enfermagem no Brasil.

O protesto foi feito em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) com o objetivo de questionar a decisão do ministro Barroso, que suspendeu o piso da categoria no País.

Em fala ao jornal O Povo, Marta Brandão, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (Sindsaúde), falou sobre o sentimento de injustiça que cerca a suspensão do piso salarial enfermagem:

Não é possível que os profissionais da saúde — que morreram muitos na pandemia porque estavam na linha de frente, que sempre foram desvalorizados —, estão ganhando um salário mínimo na maioria dos estados brasileiros”, pontuou.

Leia Também

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: BARROSO AFIRMA QUE A PEC PRECISA DE REGULAMENTAÇÃO PARA APLICAÇÃO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que, para que a PEC do piso salarial enfermagem ser aplicada, é preciso haver uma regulamentação.

A PEC, recentemente aprovada pela esfera legislativa, indicou fontes de custeio para que o piso salarial enfermagem seja implementado em um curto intervalo para a categoria.

O ministro Barroso disse que é preciso alinhar o desejo de aplicação da medida com as diretrizes de como os recursos seriam distribuídos:

A exigência de regulamentação legal para a concretização da mencionada assistência financeira, ademais, parece estar em linha com a necessidade de definição, pelo legislador federal, dos critérios para distribuição dos valores entre tais entidades, da quantificação da assistência financeira, da forma e periodicidade dos repasses e dos mecanismos de controle”, pontuou Barroso.

Leia Também

PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: VEJA AS REMUNERAÇÕES DO NOVO PISO PARA A CATEGORIA

Saiba logo abaixo as remunerações atualizadas para a enfermagem, que serão aplicadas assim que o novo piso salarial enfermagem começar a valer no País:

PEC DA ENFERMAGEM É PROMULGADA NO CONGRESSO NACIONAL. VEJA MAIS NO VÍDEO ABAIXO:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS