Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
COVID-19

DOSE DE REFORÇO COVID: Recife inicia aplicação de TERCEIRA DOSE da vacina em crianças a partir de 5 anos

A vacinação será feita exclusivamente por agendamento no site ou aplicativo do Conecta Recife

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 05/01/2023 às 19:20 | Atualizado em 05/01/2023 às 19:21
A capital pernambucana tem 73.038 meninos e meninas nessa faixa etária aptos a receber a dose de reforço contra covid-19 - DANIEL TAVARES/PCR

A partir desta sexta-feira (6), a Prefeitura do Recife inicia a aplicação da dose de reforço (3ª dose) da vacina contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, quatro meses.

A imunização desse grupo será feita exclusivamente por agendamento no site (conecta.recife.pe.gov.br) ou aplicativo do Conecta Recife.

A marcação começou, nesta quinta-feira (5), às 18h.

A capital pernambucana tem 73.038 meninos e meninas nessa faixa etária aptos a receber o imunizante.

As vacinas estarão disponíveis apenas nos cinco Centros de Vacinação Infantil, instalados no Centro Médico Senador Ermírio de Moraes, em Casa Forte; e em quatro shoppings da capital: Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Boa Vista, na área central da cidade; e Tacaruna, em Santo Amaro.

Esses locais funcionam de domingo a domingo, e os horários de atendimento de cada podem ser conferidos no serviço ao fim desta matéria.

A imunização acontece exclusivamente mediante agendamento.

No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento.

Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife. Também é necessário levar o Cartão de Vacina de rotina da criança.

É importante frisar que a vacina contra covid-19 pode ser aplicada sem necessidade de intervalo entre os demais imunobiológicos do Calendário de Vacinação de Rotina.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife.

Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito, cujo modelo oficial da Secretaria Municipal de Saúde também está disponível no Conecta Recife.

Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

A decisão de imunizar as crianças entre 5 e 11 anos foi uma recomendação do Ministério da Saúde, como forma de aumentar a proteção do grupo.

Isso é devido à redução da resposta imune a vacinas e à circulação de novas variantes em um cenário onde ainda não se atingiu as coberturas vacinais ideais para o público infantil.

O imunizante utilizado para esse público, nesta etapa da vacinação, será o Pfizer Pediátrica.

VACINA DE COVID REFORÇO: ONDE CRIANÇAS PODEM TOMAR?


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS