O piso salarial enfermagem, mesmo aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República, ainda não está valendo no Brasil.
A suspensão já dura mais de quatro meses, por conta de uma decisão emitida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
Apesar disso, existem cidades em que a categoria está exigindo que o piso salarial enfermagem comece a valer o mais breve possível.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PREFEITA DE CIDADE MINEIRA FALA SOBRE A APLICAÇÃO DO PAGAMENTO
A categoria da enfermagem de Uberaba, em Minas Gerais, aproveitou o anúncio de vários avanços na saúde para cobrar a implementação do piso salarial enfermagem na cidade.
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, deu uma perspectiva otimista para a categoria ao afirmar que aguarda alinhamento com a esfera estadual para fazer a medida começar a valer:
“As secretarias de Administração, Saúde e Governo estão alinhando para que seja definida uma data para o anúncio do início do pagamento aos profissionais da nossa cidade. Em breve, quando tiver tudo alinhado e definido, vamos divulgar”, pontuou.
Sendo assim, há um cenário de que o piso salarial enfermagem comece a valer em breve.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: MINISTRA DA SAÚDE FALA SOBRE A EXPECTATIVA DE APLICAÇÃO DA MEDIDA
No dia 2 de janeiro, Nísia Trindade, a nova Ministra da Saúde, na sua cerimônia de posse, comentou sobre a aplicação do piso salarial enfermagem no País.
De acordo com Nísia, não haverá mobilização para fazer a medida começar a valer, fazendo com que a categoria tenha melhores remunerações no Brasil:
“Existe muito esforço de governo no sentido de viabilizarmos essas condições. É possível garantir a sustentabilidade do SUS e o trabalho digno em saúde. Essa será uma premissa do nosso trabalho”, comentou.