As revelações do BBB 23 começaram, e uma delas saiu da boca da atriz Bruna Griphao. Em uma conversa, na terça-feira (17), a participante revelou que ainda não tinha feito cocô durante o confinamento.
"Pô gente, eu tô bem bolada com esse lance de ir ao banheiro. Sabia? Eu tô preocupada", disse.
A atriz de 23 anos disse que tem problemas para fazer as necessidades fisiológicas longe de casa e que já precisou viajar para ir ao banheiro.
"Já fiquei mais de 12 dias sem ir ao banheiro (...) Meu irmão, já voltei pro Rio só pra ir ao banheiro", contou Griphano sobre uma experiência que teve enquanto estava em São Paulo.
NÃO CONSEGUIR IR AO BANHEIRO FORA DE CASA É COMUM?
A resposta é: sim. A síndrome do "intestino tímido" é um problema real e recebe o nome de parcopresis.
Essa síndrome é caracterizada como um problema social e engloba pessoas com grandes dificuldades para evacuar fora do ambiente em que elas se sentem seguras.
Apesar da literatura não estimar a porcentagem de pessoas que sofrem com a síndrome, é sabido que 25% da população mundial sofre com constipação intestinal (e que uma parte dessas pessoas podem ter essa síndrome).
LEIA TAMBÉM: PRETA GIL COM CÂNCER NO INTESTINO: veja sintomas, riscos e tratamento do ADENOCARCINOMA
CAUSAS DO INTESTINO TÍMIDO
As pessoas com a síndrome do intestino tímido relatam que se sentem constrangidas em fazer cocô fora de suas casas pois temem que as pessoas possam fazer chacota, sintam o cheiro das fezes ou escutem o som dos gases.
FICAR SEM IR AO BANHEIRO FAZ MAL A SAÚDE
Além de causar grande desconforto para o corpo, segurar as fezes é um hábito bastante prejudicial para a saúde do intestino.
Além disso, o bloqueio dessa necessidade fisiológica também aumenta a formação de gases, deixa as fezes mais ressecadas e, a longo prazo, pode provocar problemas mais graves como fissuras anais, hemorroida e sangramento intestinal.
Por isso, é importante estar atento aos sinais do seu intestino e obedecê-lo para que um dos problemas de saúde citados acima não apareçam.
SÍNDROME DO INTESTINO TÍMIDO TEM CURA?
Apesar de ser uma síndrome pouco discutida - já que é baseada no próprio constrangimento da pessoa - o intestino tímido tem, sim, cura.
Existem aqueles que optem pelo acompanhamento de profissionais da mente, como psicólogos, e em alguns casos, psiquiatras, para superar o medo do constrangimento.
Uma outra alternativa são os medicamentos que facilitam a evacuação, mas estes devem ser prescritos por um médico especialista.