Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Piso Salarial Enfermagem

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: NOVO PISO pode entrar em vigor através de MEDIDA PROVISÓRIA; entenda

Apesar de estar aprovado no Congresso Nacional, o piso salarial da enfermagem ainda não está valendo para a categoria

Cadastrado por

Gabriel Guilherme

Publicado em 24/01/2023 às 9:22 | Atualizado em 24/01/2023 às 15:07
Aprovado pela Lei 14.434 de 2022, e nos termos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou sua constitucionalidade, o piso será pago em nove parcelas neste ano - Freepik/Rawpixel

O piso salarial enfermagem continua com cenário de indefinições e, por conta disso, ainda não está valendo.

Mesmo já tramitado na esfera legislativa e possuir a sanção presidencial, o piso foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Luís Roberto Barroso indicou a falta de diretrizes em relação a fontes de custeio para a implementação da medida.

Por conta disso, estão sendo analisados diversos caminhos para que, dessa forma, o piso seja aplicado para a categoria.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: MEDIDA PROVISÓRIA PODE FAZER O NOVO PISO ENTRAR EM VIGOR NO BRASIL

piso salarial enfermagem pode ser implementado no Brasil através de uma Medida Provisória.

De acordo com comentário da vereadora de Fortaleza Ana Paula (PDT-CE), ao jornal O Povo, o Grupo de Trabalho instituído pelo Ministério da Saúde deve fazer a proposta.

Segundo ela, a Medida Provisória vai ajudar a dar um direcionamento dos recursos para a financiar o piso salarial enfermagem:

Essa medida provisória faz o desenho do repasse para os estados e os municípios, dentro do que foi proposto pela emenda constitucional nº 127/2022, aprovada ainda no ano passado”, pontuou.

Além disso, a vereadora também detalhou quais seriam os próximos passos após a criação da Medida Provisória e deu a sua perspectiva de prazo para tudo acontecer para financiar o piso salarial enfermagem:

Após a publicação em Diário Oficial, essa medida provisória segue para o Congresso Nacional, onde será a aprovação tanto do Senado quanto da Câmara dos Deputados, para poder iniciar o repasse para os estados e municípios”.

Acreditamos que, no mais tardar, no final de fevereiro a gente tenha o ordenamento e o desenho desses repasses todos organizados”, afirmou Ana Paula.

Leia Também

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: RELATÓRIO FAZ PREVISÃO DO CUSTO TOTAL PARA APLICAÇÃO DA MEDIDA NO PAÍS

A Associação Brasileira dos Secretários de Fazenda reuniu, recentemente, informações em um novo estudo para que o piso salarial enfermagem comece a valer para a categoria no País.

Segundo informações reunidas no estudo, o valor para implementar a medida seria de cerca de R$ 13 bilhões a R$ 26 bilhões.

Não apenas isso, mas os dados também apontam que o piso salarial enfermagem é uma "bomba fiscal", já que locais como o Acre e Bahia não têm condições financeiras para pagar a medida.

PREFEITURAS VÃO INICIAR O PAGAMENTO DO NOVO PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM JÁ EM 2023. ENTENDA A SITUAÇÃO NO VÍDEO ABAIXO:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS