PISO SALARIAL ENFERMAGEM: hospitais filantrópicos pedem EXTINÇÃO do piso da enfermagem
Fórum Nacional da Enfermagem se pronuncia sobre solicitação de extinção do piso salarial enfermagem
Os hospitais filantrópicos solicitaram a extinção do piso salarial enfermagem e a manutenção da suspensão da lei neste sábado (18), após o setor empresarial entrar com o mesmo pedido no STF.
A lei do piso salarial da enfermagem está suspensa desde setembro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por conta da suposta falta de recursos que estados e municípios teriam para custear o reajuste.
Diante do posicionamento dos hospitais filantrópicos, o Fórum Nacional da Enfermagem se pronunciou em defesa do piso salarial da enfermagem e reforçou a possibilidade de uma greve.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem
DEFESA O FÓRUM SOBRE O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Valdirlei Castagna, se pronunciou, em nome do Fórum Nacional da Enfermagem, sobre a atitude do setor filantrópico e empresarial.
“Depois de todos os avanços que nós tivemos, depois da aprovação das fontes de financiamento, fica bem claro que um dos setores que serão beneficiados [pelo piso da enfermagem] é o setor filantrópico”, afirmou.
“[O pedido de extinção] é uma demonstração clara do setor empresarial, da ganância do setor empresarial e do setor privado - que lucrou muito nos últimos períodos, inclusive durante a pandemia”, disparou o presidente.
Além disso, Valdirlei Castagna ressaltou que não concordava que mesmo recebendo diversos recursos, o setor filantrópico ainda quisesse a extinção do piso salarial da enfermagem.
Ver esta publicação no Instagram
GREVE DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
No fim do discurso postado pelo presidente da CNTS nas redes sociais, foi reforçado que a enfermagem não vai aceitar retrocessos, principalmente os ligados ao seu piso nacional.
LEIA MAIS: Quando o piso salarial enfermagem será PAGO em todo território nacional?
Valdirlei afirmou que a categoria está preparada para que, caso as empresas não efetuem o pagamento do piso salarial enfermagem, a resposta clara venha em forma de greve, definida para 10 de março.
No último dia 14, a cobrança pelo piso salarial da enfermagem foi o foco das manifestações realizadas em todo país, em uma paralisação nacional de enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL