Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
CARNAVAL

CARNAVAL 2023: como cuidar da alimentação na folia? Veja 4 dicas sobre o que comer ou evitar no Carnaval

Confira dicas para conseguir ter uma alimentação balanceada durante o Carnaval 2023

Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 13/02/2023 às 12:28
Saiba como cuidar da alimentação durante o carnaval - ANDRÉ NERY/PCR

Por mais que a praticidade do fast food e das comidas prontas seja real no Carnaval, as suas combinações com as bebidas alcoólicas e o cansaço não são benéficas para o organismo do folião.

Diante disso, confira algumas dicas para conseguir aproveitar os dias da festa segundo cuidados básicos com a alimentação.

4 DICAS PARA CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO NO CARNAVAL:

1. Não saia de casa em jejum:

De acordo com a nutricionista Karine Beck, professora do Centro Universitário UniFTC Itabuna, sair de casa sem se alimentar é uma péssima maneira de conseguir aproveitar o Carnaval com energia.

“A alimentação antes de sair para a folia precisa ser reforçada, é ela que vai garantir a energia inicial para pular atrás do trio elétrico e conseguir percorrer todo o circuito das avenidas”, explicou Karine.

2. Não exagere nas frituras na primeira refeição:

Uma boa dica para a primeira refeição do dia em época de Carnaval é incluir uma proteína com raízes, como carne ou ovo com mandioca cozida, e frutas ricas em potássio, como banana e abacate.

Alimentos com potássio são ótimos para evitar cãibras durante o dia, promovendo uma maior qualidade energética para aproveitar a folia no Carnaval.

3. Optar comprar apenas alimentos lacrados:

As comidas vendidas na rua durante o Carnaval devem ter um cuidado redobrado, visto que podem gerar riscos de contaminação ao depender de sua procedência.

“Mariscos, frutos do mar, alimentos muito manipulados, como pastelões, tortas, maionese, molhos e cremes, devem ser evitados, pois eles exigem um controle altíssimo de qualidade que é impossível ter na rua”, pontou Karine Beck.

Dessa forma, optar comprar apenas alimentos lacrados nas ruas é uma das dicas mais essenciais para evitar infecções, com exceção do amendoim cozido, visto que possui risco de de contaminação por aflatoxinas.

4. Alimentos para ressaca:

As combinações alimentares que ajudam na recuperação da ressaca são aquelas que auxiliam o funcionamento do estômago e do fígado.

“Tomar gengibre em pó pela manhã, misturado no suco, café ou água, garante um bom funcionamento do estômago e do fígado e, consequentemente, melhora os efeitos da ressaca", sugeriu a nutricionista.

Além disso, alguns chás como boldo, alcachofra, hibisco, alecrim e dente-de-leão também ajudam o organismo a superar a ressaca no Carnaval.

LEIA MAIS: GLITTER FAZ MAL PARA A PELE? Saiba os riscos e como remover glitter de forma eficiente

SAÚDE do FÍGADO: conheça ALIMENTOS que ajudam no funcionamento

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS