A Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou preocupação com o vírus de Marburg e, por isso, enviou especialistas para a Guiné Equatorial (África Central) nesta semana.
A ação veio depois da confirmação do primeiro surto causado pelo vírus de Marburg no País, a doença causada pelo microrganismo tem uma alta taxa de mortalidade.
OMS VÍRUS MARBURG: ENTENDA O QUE É VÍRUS DE MARBURG
Com 9 mortes e 16 casos suspeitos, a doença causada pelo vírus de Marburg, ser vivo da mesma família do vírus causador do ebola, vem preocupando o mundo.
O vírus, um dos mais perigosos do mundo, tem média de mortalidade de 50%, mas pode chegar a até 88%, a depender de diversos fatores como as condições sanitárias e fatores de risco do paciente.
SURTO MARBURG: VÍRUS CAUSA PREOCUPAÇÃO MUNDIAL POR CAUSA DA SUA GRAVIDADE
O mundo se viu assustado com o surto do vírus de Marburg, ainda mais após estar enfrentando ainda a pandemia da Covid-19.
Inclusive, segundo Matshidiso Moeti, médica e diretora Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África, a resposta rápida das autoridades de saúde da Guiné Equatorial foi essencial para evitar uma situação ainda pior:
“Marburg é altamente infeccioso. Graças à ação rápida e decisiva das autoridades da Guiné Equatorial na confirmação da doença, a resposta de emergência pode atingir todo o seu potencial rapidamente para que possamos salvar vidas e deter o vírus o mais rápido possível”, pontuou.
VÍRUS MARBURG TRATAMENTO
A doença começa a se manifestar abrupta com a manifestação de sintomas graves, dos mais variados tipos, no período de sete dias.
Mesmo sem vacina ou tratamentos eficazes para tratar o problema, o combate à doença acontece tratando os sintomas, elevando assim as chances de sobrevivência.
SURTO VÍRUS MARBURG: CONHEÇA OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA DOENÇA
Os sintomas do vírus de Marburg costumam se manifestar de forma imediata, demandando ajuda médica imediata, tendo um período de incubação de 2 a 21 dias.
Confira os principais sintomas do vírus de Marburg abaixo:
- Cefaleia;
- Dor na região do abdômen;
- Dor na região do Tórax;
- Faringite;
- Febre hemorrágica;
- Mialgia;
- Náuseas;
- Tosse.