A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem causando preocupação com o cenário envolvendo o vírus de Marburg e, por essa razão, enviou especialistas para a Guiné Equatorial (África Central) nesta semana.
A ação veio logo após a confirmação do primeiro surto causado pelo vírus de Marburg no País, a medida foi feita devido à alta taxa de mortalidade da doença.
NOVO VÍRUS MARBURG: SAIBA MAIS SOBRE O VÍRUS DE MARBURG E A SUA GRAVIDADE
Com cerca de 9 mortes e 16 casos suspeitos, a doença é causada pelo vírus de Marburg, microrganismo da mesma família do vírus causador da ebola, que causa grande preocupação mundial.
Um dos mais perigosos do mundo, o vírus tem média de mortalidade de 50%, mas chega a até 88%, a depender de vários motivos, como as condições sanitárias e fatores de risco do paciente.
Embora o microrganismo seja muito contagioso, tal como o vírus do ebola, não há indícios no momento, de que o vírus de Marburg cause uma pandemia.
MARBURG TRANSMISSÃO: VÍRUS PREOCUPA O MUNDO DEVIDO AO SURTO NA GUINÉ EQUATORIAL
O planeta se vê diante de mais uma ameaça da proliferação de uma grave doença com o do vírus de Marburg, depois de todo o cenário causado pela pandemia da Covid-19.
Conforme comentário da Matshidiso Moeti, médica e diretora Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África, a resposta imediata da Guiné Equatorial foi de suma importância para evitar um cenário mais caótico:
“Marburg é altamente infeccioso. Graças à ação rápida e decisiva das autoridades da Guiné Equatorial na confirmação da doença, a resposta de emergência pode atingir todo o seu potencial rapidamente para que possamos salvar vidas e deter o vírus o mais rápido possível”, pontuou.
VÍRUS DE MARBURG SINTOMAS: CONHEÇA OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO VÍRUS MARBURG E A MARBURG TRANSMISSÃO
Os sinais do vírus de Marburg aparecem de forma súbita e imediata, sendo necessário ajuda médica rapidamente, já que o microrganismo tem um período de incubação que varia entre 2 a 21 dias.
Saiba os principais sintomas do vírus de Marburg abaixo:
- Cefaleia;
- Dor na região do abdômen;
- Dor na região do Tórax;
- Faringite;
- Febre hemorrágica;
- Mialgia;
- Náuseas;
- Tosse.
NOVO VÍRUS MARBURG: HÁ TRATAMENTO DISPONÍVEL CONTRA O VÍRUS?
A doença aparece de forma súbita com o surgimento de sintomas graves, dos mais variados tipos, no período de sete dias.
Mesmo não existindo vacinas ou tratamentos eficazes para cuidar da doença, o combate ao problema é feito amenizando os sintomas, aumentando assim as chances de cura.