Na quarta-feira (22), foi registrado um resultado positivo, no estado do Pará, de encefalopatia espongiforme bovina, popularmente conhecida como "doença da vaca louca".
O caso foi confirmado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), em comunicado oficial, e ocorre em uma área com várias cabeças de gado, que foi isolada pela entidade.
A doença volta a aparecer no País após cerca de dois anos do seu último registro, em 2021, nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso, o que é tratado como um cenário atípico.
CASO VACA LOUCA BRASIL: ENTENDA O QUE É A DOENÇA
De acordo com informações da Agência Brasil, o Brasil não havia identificado casos clássicos da doença da vaca louca, geralmente ocasionado pela ingestão de carnes e pedaços de ossos contaminados.
O problema acontece por conta de um príon, molécula de proteína sem nenhum tipo de código genético. A doença da vaca louca tem ações degenerativas, consumindo o cérebro do animal.
A doença não afeta apenas bois e vacas, mas também é capaz de infectar búfalos, ovelhas e cabras com a mesma gravidade.
VACA LOUCA BRASIL 2023: O QUE ACONTECE SE COMER CARNE DE VACA LOUCA? VEJA SE A DOENÇA DA VACA LOUCA PODE INFECTAR HUMANOS
O consumo de carne e dos seus subprodutos dos seres vivos contaminados com os príons provoca, nos seres humanos, uma doença chamada Espongiforme Transmissível Humana (EETH), uma variante da Doença de Creutzfeldt–Jakob (vDCJ), oriunda da doença da vaca louca.
No final da década de 90, ocorreu um surto de casos da doença em seres humanos no Reino Unido, o que levou à suspensão do consumo de carne bovina no local por vários meses.
Na ocasião, a doença foi transmitida, aos seres humanos, através de bois alimentados com ração animal contaminada, ou seja, o problema pode ser transmitido para humanos.
DOENÇA VACA LOUCA SINTOMAS: CONHEÇA OS PRINCIPAIS SINAIS DA DOENÇA NO ORGANISMO
Por conta da identificação da doença da vaca louca, no estado do Pará, um sinal de alerta foi ligado no que diz respeito à identificação de possíveis sintomas do problema.
Confira os principais sintomas da Variante da Doença de Creutzfeldt–Jakob (vDCJ), a Espongiforme Transmissível Humana (EETH), derivada da doença da vaca louca:
- Enfraquecimento ou perda de algum dos sentidos;
- Sensação de dormência ou formigamento alguma parte do corpo;
- Depressão;
- Ansiedade;
- Psicose;
- Alucinações auditivas ou visuais;
- Abstinência;
- Agitação;
- Irritabilidade;
- Insônia;
- Perda de interesse;
- Esquecimento.
VEJA QUAIS FORAM AS AÇÕES ADOTADAS PELO BRASIL EM RELAÇÃO À EXPORTAÇÃO DE CARNE NO VÍDEO ABAIXO:
REFERÊNCIAS
Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia - http://www.idaron.ro.gov.br/index.php/gerencia-animal/raiva-dos-herbivoros/doenca-da-vaca-louca/. Acessado em 23/02/2023
Ministério da Saúde - https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dcj#:~:text=nos%20animais%20afetados.-,A%20variante%20da%20Doen%C3%A7a%20de%20Creutzfeldt%E2%80%93Jakob%20(vDCJ)%20%C3%A9,Encefalopatia%20Espongiforme%20Bovina%20(EEB). Acessado em 23/02/2023