Aos 75 anos, a cantora Rita Lee, foi internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (24).
A informação foi compartilhada pela colunista Fábia Oliveira.
No hospital, a artista apresenta um delicado estado de saúde.
RITA LEE CÂNCER DE PULMÃO
Internada no Hospital Albert Einstein, Rita Lee apresenta um delicado estado de saúde.
A cantora Rita Lee foi diagnosticada com um câncer de pulmão em 2021.
Em abril de 2022, foi anunciada a remissão do câncer de pulmão da cantora. Essa condição é caracterizada quando os sinais e sintomas do câncer estão reduzidos ou ausentes.
Para o Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para o triênio de 2023 a 2025 aponta que ocorrerão 704 mil casos novos de câncer: câncer de pele não melanoma, com 220 mil casos novos (31,3%), seguido pelos cânceres de mama, com 74 mil (10,5%); próstata, com 72 mil (10,2%); cólon e reto, com 46 mil (6,5%); e câncer de pulmão, com 32 mil (4,6%).
Ou seja, o câncer de pulmão, tratado por Rita Lee, é o quinto mais frequente no Brasil.
CÂNCER DE PULMÃO ENTRE OS MAIS COMUNS
Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de pulmão ocupa a quarta posição entre os tipos de câncer mais frequentes no País.
Sobre a mortalidade por câncer de pulmão no Brasil, ocorreram 16.009 mortes pela doença em homens e 12.609 em mulheres (dado do ano 2020).
Assim, no País, foram 28.618 mortes por câncer de pulmão em 2020.
Esses valores corresponderam a um risco estimado de 15,46 mortes para cada 100 mil homens e de 11,65 para cada 100 mil mulheres.
Mundialmente, o câncer de pulmão é o segundo mais incidente, com 2,2 milhões de casos novos, o que corresponde a 11,4% de todos os tipos de câncer.
Entre homens, no mundo, o câncer de pulmão ocupa a primeira posição e, entre as mulheres, a terceira.
Em 2020, em todo o mundo, foram estimados 1,4 milhão de casos novos em homens e 771 mil casos novos em mulheres, correspondendo a um risco estimado de 31,50 casos a cada 100 mil homens e 14,60 a cada 100 mil mulheres.
MARIDO DE RITA LEE
O marido da cantora, o guitarrista Roberto de Carvalho, postou, no começo deste mês, uma foto em que mostrava Rita Lee com os cabelos curtos, devido ao tratamento feito com quimioterapia contra o câncer de pulmão.
Na ocasião, a publicação chegou a receber milhares de comentários de amigos e fãs de Rita Lee.
Na legenda da foto de Rita Lee publicada no Instagram, Roberto colocou vários emojis de coração.
A falta do rastreio do câncer de pulmão como política pública também favorece o diagnóstico tardio do câncer de pulmão, e isso contribui para a letalidade da doença.
SINTOMAS DO CÂNCER DE PULMÃO
Os sintomas do câncer de pulmão geralmente não ocorrem até que o câncer esteja avançado, mas algumas pessoas com câncer de pulmão em estágio inicial apresentam sintomas.
Os sintomas mais comuns do câncer de pulmão são:
- Tosse persistente
- Escarro com sangue
- Dor no peito
- Rouquidão
- Piora da falta de ar
- Perda de peso e de apetite
- Pneumonia recorrente ou bronquite
- Sentir-se cansado ou fraco
- Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado e aparecem crises em horários incomuns