Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: MINISTROS de LULA definem fonte de recurso do piso da enfermagem e sugerem conversa com o STF

Ministros da Casa Civil e das Relações Institucionais apresentam novas definições após reunião com o Fórum Nacional da Enfermagem

Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 22/03/2023 às 8:37 | Atualizado em 22/03/2023 às 8:40
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Fórum Nacional da Enfermagem divulga NOVO PRAZO para o PAGAMENTO DO PISO - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Fórum Nacional da Enfermagem se reuniu com os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, para discutir o piso salarial enfermagem, nesta terça-feira (21).

No encontro, vários avanços foram definidos sobre o processo do piso salarial da enfermagem, como uma fonte de financiamento sólida para pagar o reajuste e uma nova previsão para sua distribuição.

O piso salarial da enfermagem está suspenso no Supremo Tribunal Federal (STF) e, para entrar em vigor, a liminar da suspensão precisa ser derrubada com a apresentação de uma solução orçamentária.

PEC dos Enfermeiros: saiba posicionamento da Fehospe após aprovação do piso salarial enfermagem


REUNIÃO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM COM RUI E PADILHA:

A reunião desta terça (21) foi a primeira em que participaram, coletivamente, senadores e deputados com o ministro da Casa Civil, Rui costa, em defesa do piso salarial da enfermagem.

“Ficou claro, presidente Lula mandou cumprir a Lei. A Emenda Constitucional (EC) tem fontes e garantiu que vai cumprir a Lei”, declarou a deputada federal Alice Portugal (PCdoB - BA).

A EC, de autoria do deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT-CE), aponta o uso do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para pagar o piso salarial da enfermagem.

“Ficou decidido que a Emenda Constitucional 127 tem a sua validade permanente, perene, como fonte de recurso para o pagamento do piso”, explicou o autor da proposta, Mauro Filho.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023


DISCUSSÃO COM O STF SOBRE O FUTURO DO PISO DA ENFERMAGEM:

O próximo passo será a discussão de mecanismos fiscais que evitem o decreto de outra liminar que suspenda a aplicação do piso salarial da enfermagem no contracheque dos profissionais beneficiados.

Para isso, a deputada Alice Portugal afirmou que será marcada uma reunião com o ministro do STF que suspendeu o piso salarial da enfermagem, Roberto Barroso.

Segundo a coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellucci, há a previsão de um novo prazo para o pagamento do piso salarial da enfermagem.

A medida provisória vai sair e vai ter piso sim. Em maio a enfermagem vai ter o presente que merece: é piso salarial no contracheque
coordenadora Líbia Bellucci

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS