Uma Medida Provisória (MP) do piso salarial enfermagem está em análise no governo federal, para ser editada pelos principais Ministérios e pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo o jornal Valor Econômico, o deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE) afirmou que Lula deve anunciar a MP do piso salarial da enfermagem durante a Marcha dos Prefeitos a Brasília.
O evento ocorrerá entre os dias 27 e 30 de março, em uma reunião anual de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários para debater políticas públicas, como o piso salarial da enfermagem.
ORGANIZADORA DA MARCHA É CONTRA O PISO DA ENFERMAGEM:
A Confederação Nacional dos Municípios (CMN), organizadora da Marcha, divulgou estudos econômicos sobre o piso salarial da enfermagem para afirmar que os municípios não conseguiriam suportar os impactos do reajuste.
De acordo com a ministra da Saúde, Nísia trindade, a questão da falta de financiamento do piso salarial enfermagem já estaria passando por resoluções, aguardando resposta da Casa Civil.
Segundo o deputado José Guimarães (PT-CE), uma reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, apontou que esse impasse pode ser resolvido até a data da Marcha.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL
SOLUÇÃO DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM NA REDE PRIVADA:
“A informação que tivemos é que o custeio dos órgãos públicos está resolvido pela legislação aprovada ano passado", disse o deputado.
"O impasse é sobre o custeio para os hospitais privados, mas o governo deve dar uma solução até a próxima semana”, revelou Clodoaldo.
A Medida Provisória (MP) sugere o uso do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para auxiliar, financeiramente, o piso salarial enfermagem apenas do setor público.