Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
FÍGADO

O QUE CAUSA GORDURA NO FÍGADO? Veja os fatores de risco para a saúde do órgão

Caso o paciente não trate a doença, ela pode evoluir para a esteatoepatite. A doença hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) inclui todo o espectro: esteatose, esteatoepatite, cirrose e CHC.

Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 28/04/2023 às 15:21 | Atualizado em 28/04/2023 às 16:34
GORDURA NO FÍGADO: veja REMÉDIO CASEIRO para reduzir o acúmulo de gordura na região - DIVULGAÇÃO

A esteatose, mais conhecida como gordura no fígado, caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura (lipídios) nas células do fígado chamadas de hepatócitos. Essa doença pode permanecer estável por muitos anos e até regredir, se os sintomas forem controlados.

Caso o paciente não trate a doença, ela pode evoluir para a esteatoepatite. A doença hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) inclui todo o espectro: esteatose, esteatoepatite, cirrose e CHC.

Confira os principais sintomas da doença e como tratá-la:

FATORES DE RISCO PARA DHGNA

Os maiores fatores de risco ou causas de DHGNA são classificados em primários, secundários e doenças clínicas associadas.

PRIMÁRIOS

SECUNDÁRIOS

DOENÇAS QUE PODEM TER DHGNA ASSOCIADA

A obesidade, diabetes mellitus e dislipidemia são os fatores de risco mais frequentes.

Os fatores de risco secundários e as doenças que podem apresentar a DHGNA como fatores do seu quadro clínico foram listados acima.

QUAL É O TRATAMENTO PARA O PACIENTE COM DHGNA?

A avaliação diagnóstica do paciente deve determinar em que fase de DHGNA o paciente se encontra, como esteatose, esteatoepatite ou cirrose, e deve também determinar os fatores de risco envolvidos.

REFERÊNCIAS 

Esteatose hepática (gordura no fígado)- https://sbhepatologia.org.br/imprensa/esteatose-hepatica/.  Artigo Profa. Titular de Gastroenterologia e Hepatologia, Helma Pinchemel Cotrim, da Faculdade de Medicina da Bahia – Universidade Federal da Bahia.Acesso em 28/04/2023.

SAÚDE do FÍGADO: conheça ALIMENTOS que ajudam no funcionamento

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS