Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Serotonina

SEROTONINA: Descubra como o HORMÔNIO DA FELICIDADE funciona e veja 6 DICAS para aumentar sua produção no organismo

Saiba como aumentar sua serotonina, também conhecida como o hormônio da felicidade

Cadastrado por

Natália Melo

Publicado em 15/05/2023 às 9:38 | Atualizado em 15/05/2023 às 9:40
Mensagens lindas para mandar no Dia do Amigo (20/07) - pexels

Conhecido como o “hormônio da felicidade”, a serotonina é o neurotransmissor responsável por estimular as sensações de humor e bem-estar no cérebro.

A serotonina também está presente em outras regiões do corpo, como o intestino, e regula também o sono, apetite, temperatura corporal, ritmo cardíaco, entre outros.

A falta de serotonina está relacionada com dificuldade para dormir, mau humor, e até depressão e ansiedade.

Como ocorre a produção de serotonina?

A serotonina é secretada pelos neurônios, mas o mecanismo que controla a quantidade de produção ainda é um mistério.

Sabe-se que ela tende a ser produzida nos momentos após atividades prazerosas, como uma caminhada, um momento com pessoas amadas, depois de uma refeição deliciosa, etc.

Nota-se também que, uma vez que parte do hormônio é produzido no intestino, uma dieta nutritiva e com fibras que garantem o bom funcionamento desse órgão interfere em sua produção.

Veja também: Felicidade - o que esse sentimento significa para você?

Como aumentar a produção de serotonina de forma simples?

1.Pratique atividade física

A atividade física auxilia na produção e liberação de triptofano na corrente sanguínea, que é um aminoácido envolvido na composição da serotonina.

Percebe-se que os melhores resultados de produção da serotonina são conseguidos através dos exercícios aeróbicos, como caminhadas, corridas e natação. No entanto, qualquer tipo de atividade física é válida.

2. Passe mais tempo com pessoas amadas

O afeto de pessoas amadas tem o poder de liberar serotonina e também oxitocina, que é outro hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Nesse caso, qualquer tipo de interação vale, mas as com contato físico são as que apresentam os melhores resultados: abraços, beijos, dar as mãos, etc.

3.Tenha uma alimentação rica em triptofano

O aminoácido também pode ser conseguido através da alimentação, e está presente em diversos alimentos, como: cacau, castanhas, banana, tomate, abacaxi, leite e derivados.

Um alimento poderoso para impulsionar a liberação de serotonina é o chocolate. Mas cuidado: dê preferência aos amargos ou meio-amargos, com maior concentração de cacau e menores quantidades de açúcares e gorduras.

Leia Também

4.Tome sol diariamente

A vitamina D está intimamente relacionada com a absorção e síntese de triptofano e serotonina.

Para conseguir quantidades adequadas de vitamina D, a pessoa deve se expor ao sol diariamente por no mínimo 10 a 15 minutos, de forma direta e sem a utilização de protetor solar.

5.Pratique atividades relaxantes

Um exemplo é a meditação, a ioga e até massagens - elas diminuem o cortisol, que têm ação contrária a serotonina, e diminuem os sintomas de ansiedade e depressão, contribuindo com o bem-estar.

6.Utilize suplementos

Outra forma simples de aumentar os níveis de serotonina é a suplementação de compostos que aumentam a sua produção, como o 5-HTP e os probióticos.

O ideal é que o uso de suplementação seja prescrito por um médico ou nutricionista, e é apenas necessário caso a pessoa não consiga produzir o hormônio naturalmente.

REFERÊNCIAS:

Instituto de Psicologia Aplicada - https://inpaonline.com.br/blog/serotonina/. Acesso em 15/05/2023.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS