Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
ADOÇANTE

OMS ADOÇANTE: ADOÇANTE ENGORDA? OMS lança nova diretriz e pede que ADOÇANTES não sejam usados para emagrecer

Veja as novas diretrizes do uso de adoçantes pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 15/05/2023 às 23:40 | Atualizado em 17/05/2023 às 7:49
O aspartame está presente não só em bebidas gaseificadas, mas também em sucos prontos, chás industrializados, preparações para café e iogurte, entre outros - FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

Os adoçantes têm ganhado destaque nas discussões após a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgar a sua nova diretriz. O documento indica que os adoçantes artificiais devem ser utilizados apenas por quem já tem diabete e em quantidades mínimas.

Com base em uma série de estudos sobre adoçantes artificiais, a organização diz que não há indício de que a substituição do açúcar pelo adoçante colabore para o emagrecimento ou para evitar o desenvolvimento de diabete.

ADOÇANTE EMAGRECE?

Ainda de acordo com a Organização, o efeito dos adoçantes têm sido contrário, as pesquisas mostraram que o uso desses produtos químicos pode trazer prejuízos à saúde quando utilizados em excesso e por tempo prolongado.

QUAIS OS RISCOS DO USO DE ADOÇANTES? OMS FAZ ALERTA:

Leia Também

Podem aumentar o risco de desenvolver diabete tipo 2 e doenças cardiovasculares, colaborando para uma maior taxa de mortalidade em adultos.

"As pessoas precisam considerar outras maneiras de reduzir a ingestão de açúcares livres, como consumir alimentos com açúcares naturais, como frutas, ou alimentos e bebidas sem açúcar", diz Francesco Branca, diretor de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS.

ADOÇANTES DESACONSELHADOS

Entre os desaconselhados estão o

"NSS (sigla em inglês para adoçantes artificiais livres de açúcar) não são fatores dietéticos essenciais e não têm valor nutricional. As pessoas devem reduzir completamente a doçura da dieta, começando cedo na vida, para melhorar sua saúde", afirma o especialista.

 

*Com informações da Estadão Conteúdo

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS