A anemia se trata de um problema no qual existe uma redução no quantitativo de glóbulos vermelhos ou na concentração de hemoglobina no sangue, levando assim a sintomas de anemia.
A anemia possui diversas razões para ocorrer, o que inclui deficiência de ferro, queda de vitamina B12, doenças crônicas, redução excessiva de sangue ou problemas genéticos.
Identificando de maneira precoce os sinais de anemia e de anemia falciforme é essencial para que o diagnóstico seja feito e começando assim o tratamento adequado o mais cedo possível.
SINTOMAS DE ANEMIA GRAVE: HEMOGLOBINA 10G/DL É ANEMIA? SAIBA QUAL EXAME DETECTA ANEMIA?
Para identificar a anemia, é preciso fazer exames de sangue, como o eletroforese de hemoglobina, e para bebês também é essencial o teste do pezinho.
Os níveis que pode indicar anemia muda segundo o sexo e a idade, mas em geral é tratado como anemia quando a concentração de hemoglobina está com níveis abaixo de 13 g/dL em homens e abaixo de 12 g/dL em mulheres.
No caso da anemia falciforme, além dos exames de sangue para avaliar a hemoglobina, devem ser feitos exames genéticos para confirmar o diagnóstico.
TIPOS DE ANEMIA: SAIBA OS PRINCIPAIS SINTOMAS ANEMIA E SINAIS DE ANEMIA INFANTIL
Os principais indícios de anemia ferropriva (deficiência de ferro) em adultos e com especificações de sinais de anemia infantil são:
- Cansaço generalizado
- Falta de disposição para atividades diárias
- Falta de apetite
- Palidez na pele
- Parte interna do olho pálida
- Gengivas esbranquecidas
- Dificuldade de aprendizagem nas crianças
- Apatia (crianças muito “paradas”)
ANEMIA FALCIFORME SINTOMAS
A anemia falciforme se trata de um problema hereditário. A doença genética incide nos glóbulos vermelhos que têm uma forma anormal, similar a uma foice, em vez de redondos e flexíveis.
Essa mudança na forma dos glóbulos vermelhos costuma gerar vários problemas, como barreiras dos vasos sanguíneos, danos nos órgãos e diminuição da capacidade do sangue de movimentação de oxigênio.
Veja os principais sintomas de anemia falciforme abaixo:
-
Crise de dor mais frequente em ossos e nas articulações;
-
Síndrome mão-pé (em crianças pequenas as crises de dor podem ocorrer nos pequenos vasos sanguíneos das mãos e dos pés, causando inchaço, dor e vermelhidão);
-
Maior propensão a infecções (em crianças são comuns pneumonia e meningite);
-
Úlcera de Perna - principalmente em forma de ferida próxima aos tornozelos, a partir da adolescência;
-
Sequestro do Sangue no Baço (o tamanho do baço aumenta e acaba 'sequestrando' o sangue que iria para o cérebro e o coração.
Caso haja suspeitas de anemia ou de anemia falciforme, é essencial procurar atendimento médico para uma avaliação completa e receber o tratamento adequado, caso seja necessário.
O QUE É BOM PARA ANEMIA?
Uma alimentação saudável é a maior ferramenta contra os efeitos da anemia, assim como uma melhor prevenção contra a doença.
Por conta disso, confira alguns alimentos que podem ajudar a evitar a doença abaixo:
- Beterraba;
- Carnes Vermelhas;
- Feijão Preto;
- Frutas Ricas em Vitamina C;
- Pão integral;
- Rins, fígado ou coração de galinha;
- Vegetais escuros.
Vale lembrar que é necessário um acompanhamento médico para o desenvolvimento de uma dieta que varia para cada paciente.
REFERÊNCIAS:
Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde - https://bvsms.saude.gov.br/anemia/#:~:text=Anemia%20%C3%A9%20definida%20pela%20Organiza%C3%A7%C3%A3o,zinco%2C%20vitamina%20B12%20e%20prote%C3%ADnas. Acessado em 15/05/2023.
Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde - https://bvsms.saude.gov.br/anemia-falciforme/. Acessado em 17/05/2023