As fibras são compostos que não são digeridos pelo sistema digestivo e, por isso, são excelentes para estimular os movimentos peristálticos do intestino (o “trânsito intetsinal”).
São geralmente feitas de celulose, um açúcar produzido pelas plantas e cuja enzima que faz sua quebra - a celulase - não é produzida pelo sistema digestivo humano.
Por isso, as fibras passam intactas pelo intestino até sua evacuação, sem podermos nos aproveitar de seus nutrientes e calorias, mas ainda são muito úteis à saúde humana.
Veja 9 benefícios do consumo das fibras alimentares:
- Aumentam a sensação de saciedade
- Melhoram o trânsito intestinal
- Ajudam na limpeza de toxinas no organismo
- Estimulam o crescimento de bactérias benéficas
- Ricos em interleucina, que ativa o sistema imunológico
- Controlam os níveis de glicose, evitando diabetes
- Controlam os níveis de colesterol no sangue, evitando doenças cardiovasculares
- Contribui na liberação de serotonina, trazendo bem estar
- Melhoram a absorção de vitaminas e minerais
Veja também: Quais são os sinais da Doença Inflamatória Intestinal?
Onde encontramos as fibras alimentares?
As fibras alimentares estão presentes em fontes vegetais, como frutas, verduras e legumes. Elas também estão em sementes, amidos e cereais integrais.
Há dois tipos de fibras:
- Solúveis - encontradas nas sementes, farelos, frutas, hortaliças e leguminosas - feijão, lentilha, etc.
- Insolúveis - dão textura às frutas, verduras, farelo de trigo, nozes, amendoim, entre outros.
No estômago, as solúveis se transformam em um gel que aumenta a saciedade e atrai moléculas de gordura e açúcar no sangue, contribuindo para diminuir os níveis de glicemia e colesterol.
Já as insolúveis possuem grandes quantidades de água que ajudam o intestino a funcionar melhor, contribuindo para o processo digestivo até a evacuação feita pelo intestino grosso.
Apesar de não podermos nos utilizar de suas vitaminas, as fibras são essenciais para manter a saúde do intestino. Seu consumo reduz o risco de muitas doenças do intestino, como inflamações ou até câncer.
REFERÊNCIAS:
Sociedade Brasileira de Diabetes - https://diabetes.org.br/fibras-alimentares-o-que-e-importante-saber/. Acesso em 18/05/2023.