O Fórum Nacional da Enfermagem se reuniu com o Ministério da Saúde e com o Fundo Nacional de Saúde (FNS), nesta terça-feira (13), para discutir novidades do piso salarial enfermagem.
Na reunião, foi revelado que uma plataforma está em fase de finalização, para que todas as prefeituras e estados insiram dados atualizados dos trabalhadores beneficiados pelo piso salarial da enfermagem.
Essa iniciativa foi necessária para que um novo cálculo seja feito, visto que o último montante de repasses para o piso salarial da enfermagem, publicado pelo Ministério da Saúde, apresentou inconsistências.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: LULA sanciona VALOR bilionário para novo piso
IMPACTO DOS DADOS CADASTRAIS PARA O PISO DA ENFERMAGEM:
Segundo a coordenadora do Fórum Nacional de Enfermagem, Líbia Bellusci, a plataforma está sendo criada para que todos os gestores em âmbito municipal e estadual possam alimentar o banco de dados do piso da enfermagem.
Já que todos reclamaram que o valor era insuficiente e que a conta não batia, o Ministério da Saúde vai dar essa oportunidade para que todos possam fazer esse recadastramentoLíbia Bellusci
Diante disso, todos os trabalhadores deverão ser recadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), usado como base para calcular as despesas do piso salarial da enfermagem.
As Organizações Sociais de Saúde (OSS), filantrópicas e unidades que atendem até 60% de pacientes do SUS, deverão enviar as informações necessárias ao Estado e município em que são vinculadas.
Os dados devem estar liberados para consulta até esta sexta-feira (16), para aqueles que possuírem a senha do Fundo Nacional de Saúde.
Os que estiverem atrelados a Estados e municípios, passarão os dados para que as gestões alimentem as informações de todos os enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras que têm direito ao piso salarial da enfermagem.
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Saiba como será feito o pagamento retroativo
COMO ACESSAR O PORTAL FNS PARA O CADASTRO DO PISO?
Para ter acesso a plataforma do Fundo Nacional de Saúde e colaborar com dados para o piso salarial da enfermagem, basta pesquisar pelo portal FNS, entrar e clicar na opção “investe SUS”.
Em seguida, role a página, procure por “Conheça as funcionalidades do InvestSUS” e selecione a opção “piso nacional da enfermagem”, que estará disponível em breve.
Após clicar na alternativa que indica o piso salarial enfermagem, o usuário já será direcionado para a realização do cadastro, onde haverá questões referentes a:
- Salário-base recebido pelo profissional;
- Insalubridades;
- Benefícios.