Geralmente, os primeiros passos para quem quer emagrecer são se exercitar e buscar uma alimentação mais saudável.
Porém, ultimamente, as pessoas estão recorrendo cada vez mais aos medicamentos que facilitam a perda de peso.
A caneta de Ozempic ainda é uma grande febre entre as pessoa que buscam emagrecimento, mas, pelos preços elevados, opções mais baratas estão começando a se sobressair, como a berberina.
Leia nesta matéria:
- Berberina: Conheça o medicamento apelidado de 'Ozempic natural' por prometer emagrecimento
- Berberina emagrece?
- Efeitos colaterais da berberina
BERBERINA: CONHEÇA O MEDICAMENTO APELIDADO DE 'OZEMPIC NATURAL' POR PROMETER EMAGRECIMENTO
Primeiro, a semaglutina (princípio ativo do Ozempic) foi a febre entre as discussões sobre emagrecimento. Agora, a berberina, apelidada de "Ozempic natural" é a nova sensação.
A berberina é uma composto nitrogenado vegetal que tem função fitoterápica natural e é extraída de plantas medicinais, como Phellodendron chinense e Rhizoma coptidis.
O composto possui propriedades que auxiliam a diminuição do açúcar no sangue e o controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos.
O consumo é indicado em casos de diabetes, síndrome metabólica, além de proteger contra doenças cardiovasculares. E pode ser consumido por meio de comprimidos.
Ela ganhou o apelido de "Ozempic natural" por apresentar melhora da resistência à insulina, do nível de colesterol e para regulação da microbiota.
Por ser um medicamente mais barato do que a caneta do Ozempic tradicional, a berberina caiu nas graças do público que busca o emagrecimento.
AVISO: Vale lembrar que, no Brasil, o Ozempic não é aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o emagrecimento, apenas para o tratamento da diabetes tipo 2 não controlada. Alguns médicos, no entanto, indicam o uso para a perda de peso, mesmo sem a previsão na bula.
BERBERINA EMAGRECE?
"É um composto bioativo que melhora a resistência insulínica e estimula a gordura boa no corpo, a marrom. Quanto mais estimula essa gordura saudável, mais aumenta o metabolismo", afirmou Thaísa Albanesi, médica clínica geral e fundadora do Instituto Human.
Além disso, a berberina auxilia o corpo a usar o excesso de gordura com mais facilidade como fonte de energia.
A médica também ressalta que o medicamento não é milagroso. Manter uma vida sem exercícios e uma alimentação que não seja saudável não ajudará o remédio a fazer o seu efeito.
QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS DA BERBERINA?
- Náuseas
- Ansiedade
- Indigestão
- Contrações uterinas
- Icterícia em recém-nascidos
- Desconforto abdominal
- Vômitos
- Diarreia