Após fechar Hospital de Retaguarda em Neurologia, Secretaria de Saúde de Pernambuco abre 30 leitos de enfermaria no Alfa

Vagas serão destinadas a pacientes com quadros neurológicos não cirúrgicos
Cinthya Leite
Publicado em 29/06/2023 às 21:38
Agora, o Hospital Alfa soma 290 leitos, sendo 100 de terapia intensiva (UTI) e 190 de enfermaria Foto: Maria Eduarda Bione/SES


A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) abriu, nesta quinta-feira (29), 30 leitos de neurologia no Hospital Nossa Senhora das Graças (antigo Hospital Alfa), em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. As vagas, de enfermaria, representam parte da reorganização da assistência após o fechamento do Hospital de Retaguarda em Neurologia (HRN), o que ocorreu no dia 23 de junho. 

A previsão é que esses leitos se juntem às novas vagas de enfermaria que serão abertas no Hospital D’Ávila, na Madalena, Zona Oeste do Recife, e no Hospital Tricentenário, em Olinda. 

O objetivo é que esses leitos sejam retaguarda para o Hospital da Restauração (no Derby, área central da capital) e para o Pelópidas Silveira (no Curado, Zona Oeste). As vagas serão destinadas a pacientes com quadros neurológicos não cirúrgicos.

"Com essas aberturas, os pacientes neurológicos passam a ter mais qualidade no acompanhamento hospitalar, já que terão suporte de neuroimagens, como tomografia disponível 24 horas, assistência de hemodiálise (se tiverem alteração da função renal) e antibioticoterapia ampla, entre outros serviços de alta complexidade, além de toda equipe multiprofissional”, explica a secretária-executiva de Assistência à Saúde, Lara Voss

"Além desses novos 30 leitos, já estamos entregando mais 20 no Hospital Tricentenário e outros 20 no D'Ávila. O trabalho não vai parar; seguiremos em busca de melhorias, cuidando de gente”, comenta a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.

O Hospital de Retaguarda em Neurologia (HRN) tinha 10 leitos de UTI. A SES-PE ainda não informou como eles serão redistribuídos na rede. 

Mas a pasta garante que, com essa reestruturação após fechamento do HRN, os pacientes da neurologia não sofrerão com desassistência. 

Agora, o Hospital Alfa soma 290 leitos, sendo 100 de terapia intensiva (UTI) e 190 de enfermaria.

Os novos leitos contarão com uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Ao todo, serão 48 profissionais, além das equipes de apoio, que atuam indiretamente no setor.

O Hospital Alfa tem centro de apoio e diagnóstico, com procedimentos de endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, tomografia, ressonância magnética, ecocardiograma e ultrassonografia.

 

TAGS
cinthya leite Saúde hospital alfa
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory