O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), colocou em funcionamento 40 leitos de enfermaria, especializados em neurologia clínica, nos hospitais do Tricentenário, em Olinda, e De Ávila, no Recife. Em cada uma das unidades, foram abertas 20 vagas.
Os leitos são abertos após o fechamento do Hospital de Retaguarda em Neurologia (entenda o caso clicando aqui), que funcionava no Prado, Zona Oeste do Recife.
Segundo a SES-PE, as vagas de enfermaria serão retaguarda para os pacientes neurológicos atendidos nos hospitais da Restauração, no Derby, área central da capital, e Pelópidas Silveira, no Curado, Zona Oeste da cidade.
"Os novos leitos possuem uma maior complexidade, em relação aos que já existiam na rede de saúde até então, e continuarão desempenhando o papel de retaguarda e recebendo os pacientes direcionados, por meio da Central de Regulação, do Hospital da Restauração e do Hospital Pelópidas Silveira", destaca a secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
"Além disso, essas unidades vão dar assistência aos pacientes que necessitem, por exemplo, de exames de imagens e laboratório 24 horas", garante.
Assim, os pacientes não precisarão ser transferidos para dar continuidade aos tratamentos, caso necessitem, por exemplo, de tomografia ou exames a qualquer hora do dia ou da noite.
Para a abertura dos 20 leitos no Hospital De Ávila, a SES-PE realizou a contratualização junto à gestão do serviço pertencente à rede particular.
Mais de 50 colaboradores estão envolvidos na assistência dos pacientes nessa unidade.
A equipe multidisciplinar oferta ainda serviços de exames laboratoriais e de imagem, além daqueles voltados especificamente para a área neuroclínica.
No Hospital do Tricentenário, os leitos estão funcionando na Ala Irmã Dulce. Foram investidos R$ 100 mil na unidade para melhoria da estrutura, que conta com os serviços de ecocardiograma, ultrassonografia, exames laboratoriais, neurologia, infectologia, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição.
Na unidade, haverá 29 colaboradores auxiliando no funcionamento multiprofissional do setor, entre médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de serviços gerais, fisioterapeuta e nutricionista.
Na quinta-feira (29), a rede de saúde pública de Pernambuco recebeu 30 leitos de neurologia. As vagas foram entregues no Hospital Nossa Senhora das Graças (antigo Hospital Alfa), localizado no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
Assim, a unidade passou a contar com 290 leitos, sendo 100 de terapia intensiva (UTI) e 190 de enfermaria.
Os novos leitos contarão com uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas e nutricionistas. Ao todo, serão 48 profissionais, além das equipes de apoio, que atuam indiretamente no setor.