Um dos principais impasses para a implementação do piso salarial enfermagem é a definição dos valores que devem ser repassados para cada município arcar com as despesas do reajuste.
No entanto, as últimas análises dos bancos de dados da enfermagem apontaram erros fornecidos pela gestão municipal, o que atrasou a finalização desta etapa do piso salarial da enfermagem.
Diante disso, o Ministério da Saúde definiu um novo prazo para que os dados estaduais e municipais sejam atualizados, referentes ao piso salarial da enfermagem, através da plataforma “InvestSUS”.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Municípios começam a PAGAR PISO em 2023
NOVO PRAZO PARA DADOS DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:
Ainda faltam 2% dos municípios fornecer a base de dados renovada para que a plataforma conclua o levantamento do piso salarial da enfermagem.
Nessa perspectiva, o Ministério da Saúde indicou que as gestões municipais têm até a próxima sexta-feira (4) para computar as mudanças cadastrais no InvestSUS.
Existem duas opções para a atualização: individual, modificando as informações de cada colaborador separadamente, ou em lote, enviando uma planilha com todos os dados atualizados.
PAGAMENTO DO PISO DA ENFERMAGEM TEM DATA CONFIRMADA? ENTENDA
DEMORA NO ENVIO PODE ATRASAR PAGAMENTO DO PISO:
A perda do prazo inicial por parte de alguns municípios não acarretará na perda do direito ao piso salarial da enfermagem.
No entanto, eles receberão os recursos somente a partir da próxima rodada de pagamento, que ocorrerá após a atualização do sistema. Posteriormente, as parcelas retidas serão repassadas de forma retroativa.
O pagamento retroativo do piso salarial enfermagem será realizado em nove parcelas, abrangendo também valores retroativos desde maio de 2023 e o pagamento do 13º salário.