O câncer de garganta ou câncer de laringe atinge a região do pescoço, mais especificamente os três subsítios da laringe: supraglote, glote e subglote.
O tumor do câncer de garganta é mais comum de se desenvolver em homens na casa dos 70 anos. É o terceiro tipo de câncer mais comum nas áreas da cabeça e pescoço.
O câncer de garganta é o 9° câncer mais comum entre os homens e o 20° entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram registrados 7.790 casos de câncer de garganta, sendo 6.570 em homens e 1.220 em mulheres.
Quais os primeiros sinais de câncer de garganta?
A detecção precoce dos sintomas do câncer de garganta é fundamental para aumentar as chances de sucesso no tratamento do tumor.
A detecção pode ser feita através de investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença.
Confira os principais sintomas do câncer de garganta:
- Dor de garganta;
- Rouquidão;
- Alteração na qualidade da voz;
- Dificuldade de engolir;
- Sensação de "caroço" na garganta;
- Nódulo (caroço) no pescoço.
O QUE PODE CAUSAR CÂNCER DE GARGANTA? Saiba como prevenir e tratar a doença
Veja como prevenir o desenvolvimento do tumor do câncer de garganta:
- Evitar o consumo de bebidas alcóolicas;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar falar muito alto e sem pausas pois isso causa os chamados calos vocais;
- Não fumar e evitar o tabagismo passivo. Parar de fumar sempre traz benefícios à saúde;
- Pacientes com câncer de laringe que continuam a fumar e a beber têm probabilidade de cura reduzida e aumento do risco de aparecimento de um segundo tumor na área de cabeça e pescoço;
O que provoca o câncer de garganta?
Confira quais fatores aumentam os riscos de desenvolver câncer de garganta:
- O fumo e o álcool são os principais fatores de risco, sendo que o fumo aumenta em 10 vezes a chance de desenvolver o câncer de laringe.
- Estresse e mau uso da voz também são prejudiciais.
- Excesso de gordura corporal (sobrepeso e obesidade) aumenta o risco de câncer de laringe.
- Exposição a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, de couro, de cimento, de cereais, têxtil, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxicos está associada ao desenvolvimento de câncer de laringe. Os trabalhadores da agricultura e criação de animais, indústria têxtil, de couro, metalúrgica, borracha, construção civil, oficina mecânica, fundição, mineração de carvão, assim como cabeleireiros, carpinteiros, encanadores, instaladores de carpete, moldadores e modeladores de vidro, oleiros, açougueiros, barbeiros, mineiros, pintores e mecânicos de automóveis podem apresentar risco aumentado de desenvolvimento da doença.