Nesta quarta-feira (02), o deputado federal Bruno Farias (Avante-MG) comunicou através das redes sociais que participou de uma reunião no Ministério da Saúde para requerer agilidade na publicação da nova portaria referente ao piso salarial da enfermagem.
O Ministério tem orientado os gestores municipais a cadastrarem os dados dos profissionais de enfermagem no InvestSUS, de modo que, com as informações atualizadas no sistema, os repasses financeiros podem ser aprovados, permitindo o pagamento do piso salarial.
Leia nesta matéria:
- Demora no envio de dados dos profissionais da enfermagem retarda pagamento do piso salarial
- Pagamento de valores retroativos do piso salarial da enfermagem
- Prazo para publicção da nova portaria do piso da enfermagem
DEMORA NO ENVIO DE DADOS DOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM RETARDA PAGAMENTO DO PISO SALARIAL
Segundo o parlamentar, ainda há gestores que não forneceram os dados necessários ao Ministério, o qual concedeu um novo prazo para a publicação da portaria.
"Retornei ao Ministério da Saúde para reiterar a cobrança pela PUBLICAÇÃO IMEDIATA da portaria. Fui informado de que estão realizando os cálculos com as informações enviadas pelos Estados e Municípios. CONTUDO, É IMPERATIVO AGIRMOS COM MAIS AGILIDADE!! A enfermagem tem urgência", afirmou .
PAGAMENTO DE VALORES RETROATIVOS DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
Até o momento, o Ministério da Saúde tem garantido o pagamento do piso salarial da enfermagem ainda em 2023 referente a nove parcelas retroativas a maio, considerando também a parcela do 13º salário da categoria.
O prazo final para o pagamento destes valores aos profissionais da enfermagem é o mês de agosto.
PRAZO PARA PUBLICAÇÃO DA NOVA PORTARIA DO PISO DA ENFERMAGEM
De acordo com o deputado, o Ministério da Saúde informou que a nova portaria será publicada "em breve" e "a qualquer momento".