Os profissionais da enfermagem aguardam ansiosos pelo pagamento do piso salarial da enfermagem, as discussões que começaram há aproximadamente um ano atrás parecem caminhar a um final feliz.
Mas apesar de caminhar para o fim, algumas pessoas se perguntam o que atrasa o fim da novela do pagamento do piso salarial da enfermagem.
O Ministério da saúde informou que a coleta de dados dos profissionais da enfermagem, que é fundamental para o pagamento do piso salarial da enfermagem, está próxima do fim e o passo seguinte será o pagamento do piso.
De acordo com o Ministério da Saúde, o pagamento do piso salarial da enfermagem ainda não foi pago porque 2% dos municípios ainda precisam incluir os dados na plataforma InvestSUS.
O período de inscrição no InvestSUS, sistema responsável pela coleta de dados, se encerra na próxima sexta-feira (04).
Quando será feito o pagamento do piso salarial da enfermagem
Mesmo sem ter finalizado completamente a coleta de dados dos profissionais da enfermagem, o Ministério da Saúde já tem uma ideia de quando poderá realizar o pagamento do piso salarial da enfermagem.
O Ministério da Saúde acredita que conseguirá incluir o pagamento do piso salarial da enfermagem já no contracheque de agosto, pelo menos para o setor público.
Quais as regras do piso salarial da enfermagem para os setores público e privado?
Confira agora como o Supremo Tribunal Federal definiu o pagamento do piso salarial da enfermagem:
- Para funcionários públicos federais, o Piso deve ser aplicado integralmente com os reajustes dos salários;
- Profissionais do setor público - de Estados, do Distrito Federal, de autarquias dessas instâncias e de entidades privadas que atendam a, no mínimo, 60% de seus pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde) - receberão os novos valores até quando os recursos da União, de R$ 7,3 bilhões, estiverem disponíveis;
- Trabalhadores da iniciativa privada contratados por meio da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) – o Piso da Enfermagem segue o previsto pela lei, exceto se houver acordos coletivos que estabeleçam outros valores, levando em conta “a preocupação com demissões em massa ou comprometimento dos serviços de saúde".